quarta-feira, 30 de maio de 2012

DESAFIO SEMANAL DOS 11 FILMES - #04: “LES IDOLES” (1968, de Marc’o)

Ver este filme me deixou com dor de cabeça. Não apenas porque dispunha de uma cópia com legendas dessincronizadas em inglês ou porque o tema do filme obrigasse os personagens a desempenhos cada vez mais gritantes, mas porque, a cada segundo de ‘chanson française’ executado, eu lembrava de um ex-amigo, prefixo forte, vergonhoso, mas que, conforme ele mesmo fez questão de me dizer, às vésperas do último ‘réveillon’, nem foi minha culpa... Mas eu lembrei muito dele enquanto via o filme!

No que eu entendi da trama – considerada por alguns detratores como “anti-godardiana”, em comparação com este filme aqui, mais ou menos sobre o mesmo tema (a oportuna celebração da rebeldia juvenil por parte da Indústria Cultural) – o ótimo personagem de Jean-Pierre Kalfon (o melhor cantor dentre os três protagonistas) era apaixonado pela personagem de Bulle Ogier (a melhor atuação dentre os três protagonistas), por sua vez, programada para se casar com o personagem de Pierre Clémenti (a melhor presença em cena dentre os três protagonistas). Os três participam de um programa de auditório em que a platéia interpela os ídolos com as suas dúvidas e, aos poucos, as insinceridades do mercado fonográfico são desnudadas, culminando na genial metonímia relacional evocada por este fotograma, quando a constituição dos uniformes publicitários dos três protagonistas revela muito sobre os seus sentimentos recônditos. Só vendo mesmo para entender. E, se Deus quiser, um dia eu hei de rever este filme ao lado de meu amigo (sem ex-) Américo!

Wesley PC>

Um comentário:

AmericoAmerico disse...

Viva Les idoles! on voir cest film together, we will! lol pardon my broken French! lol

Ps.: Merci pour remember me while seeing the movie and indicate it to moi! Je suis très content! lol