terça-feira, 1 de maio de 2012

APRENDIZADO DO DIA: RATOS MORTOS EM PISCINAS DE DONDOCAS RICAS CAUSAM ENTUPIMENTO!

Tudo bem, este não é um aprendizado de hoje: sei disso há alguns dias, mas hoje faz mais sentido do que anteontem. Sou contra o assassinato dos ratos – apesar de me coadunar a práticas de afastamento – mas, quando eles morrem, têm mais é que ser jogados fora mesmo, sob pena de dificultar ainda mais a limpeza da piscina azuladinha onde costumávamos nadar, nos divertir e fingir que podíamos ser felizes...

Se, por um lado, o aprendizado acima é assumida e ostensivamente metafórico, ele é denotativamente utilizado no nono episódio da primeira temporada do seriado televisivo “Além da Imaginação” (2002), em reedição apresentada por Forest Whitaker. O protagonista do episódio em pauta é o ator latino Lou Diamond Phillips, mais musculoso e sensual do que nunca, que interpreta um limpador de piscinas atormentado por sonhos recorrentes, em que se imagina sendo vítima dos tiros perpetrados por um mesmo homem mal-encarado, que ora se apresenta como marido de uma dondoca rica que dá em cima do limpador de piscinas, ora aparece como um policial truculento. Ao final, descobre-se que os pesadelos infindáveis que tanto vitimam o protagonista – violentos ao ponto de ele acordar com cicatrizes decorrentes das chagas adquiridas nos sonhos – são, na verdade, implantações provocadas por um regime governamental que pune assim os seus criminosos: com a repetição de seu crime em estágio onírico. Na trama, o limpador de piscinas assassinara alguém. Fora condenado, portanto, a reviver sua própria morte 47 vezes.

E, assim termina a narração do episódio: “é uma prisão sem paredes, sem barras, sem mesmo um único guarda. É apenas um estado da mente do qual tu não podes escapar”. Prazer, este é meu universo!

 Wesley PC>

2 comentários:

Jadson Teles disse...

preferia morrer a ter que ser castigado assim, odeio, odeio,odeio pesadelos...

J.

Gomorra disse...

Imagina como eu fiquei ao final do episódio... É assutador, Jadson, assustador! E olha que eu gosto de pesadelos, mas o que este cara da piscina sofreu, coitado! As feridas decorrentes de cada sonho eram cada vez maiores, física e psicologicamente... (WPC>)