terça-feira, 10 de abril de 2012

NÃO SOU NECESSARIAMENTE FÃ DO AMÁCIO MAZZAROPI, MAS AQUI ELE ACERTA. RECOMENDO!

Apesar de minha cinofilia ostensiva, nunca tinha conseguido ver “A Carrocinha” (1955, de Agostinho Martins Pereira), filme protagonizado pelo homossexual enrustido Amácio Mazzaropi (1912-1981) que eu cria não ser tão preconceituoso e machista quanto os demais. Dito e feito: em mais de uma situação, me percebi encantado pelo personagem principal, ingênuo, equivocado e, apesar de tudo, bem-intencionado em seus atropelos para se manter aderido ao capitalismo sobrevivencial de caráter rural. Na trama, ele é Jacinto, personagem típico do interior brasileiro que é selecionado pelo prefeito hipócrita para ser o laçador de cachorros local. A intenção do prefeito é se livrar da cadelinha prenha de sua esposa, de quem sente muito ciúme. Jacinto, entretanto, atende aos apelos de seus vizinhos e não tem coragem de assassinar os animaizinhos apreendidos, de modo que, ao se apaixonar pela filha do personagem de Adoniran Barbosa (que eu não reconheci, infelizmente), ele resolve guardar os animais na fazenda dela, enquanto recebe o dinheiro por sua execução. É uma estória troncha, eu sei, mas, ao mesmo tempo, realista e bem-intencionada. Cativou-me um tantinho...

Como o Canal Brasil apresentará 20 dos filmes protagonizados por este notório artista brasileiro, por ocasião do centenário de seu nascimento, tenciono assistir a todos, a fim de consolidar, se não a minha adesão direta a sua fama, o meu respeito inconteste à sua criatividade repetitiva e aos seus inteligentes estratagemas de mercado, alguns dos mais bem-sucedidos de nosso cinema nacional, do qual agora eu sou um pesquisador financiado pelo Estado. É meu dever, portanto, devolver a responsabilidade cumprida, prestando contas do que é, de fato, relevante na constituição de nosso caráter cinematográfico nacional. E quem me disse que Amácio Mazzaropi não é figura central dessa história estará incorrendo num despautério, é minha obrigação desmentir. O recorte de jornal afixado a esta postagem é a prova viva do que estou dizendo!

Wesley PC>

Nenhum comentário: