domingo, 4 de março de 2012

“AS ONTOLOGIAS DO PRESENTE REQUEREM ARQUEOLOGIAS DO FUTURO, NÃO PREVISÕES DO PASSADO”:

Assim conclui Fredric Jameson no livro que publicou em 2002, através do qual eu descobri que ele era norte-americano e não britânico, como eu tanto apregoei ao longo de vários artigos. No penúltimo capítulo do livro em pauta, ele defende o conceito de ideologia como sendo “a teoria de uma prática”, culminando as suas associações entre modernidade, capitalismo e um estado de coisas essencialmente norte-americano. E, nesse contexto, eu ouvi um disco legitimamente pós-moderno, a cargo da cantora canadense Lila Rose...

Composto por 12 canções que variam entre o regular e o genial, “Heart Machine” (2012) foi-me apresentado por um amigo modernoso, que gasta boa parte de seus dias garimpando canções femininas que oscilam entre o ‘pop’ e o alternativo. Lila Rose fisgou-me justamente pelo inteligente cruzamento entre os dois estilos, conforme se percebe positivamente na maravilhosa faixa de abertura, “Obsession”, e na impecável segunda canção do álbum, a que leva o título do mesmo. Na terceira faixa, “Like Champagne”, meu interesse diminuiu um tanto, de modo que fui tentado a repetir a faixa anterior várias e várias vezes. Seja como for, num dado momento, eu consegui chegar até a faixa 07, “Give You My All”, cujo refrão insiste em trazer à tona um dos clichês confessionais mais recorrentes de minha vida:

I’m filled with love
And I want to
I want to love you
But I’m afraid to
But I still want to
If you let me if you let me
Cause I would give you my all


É muito cedo para escolher o disco como um dos melhores do ano, mas, desde já, sou obrigado a antecipar que algumas das emoções que experimentei enquanto ouvia estas canções, paralelamente à digestão mental das teses jamesonianas, serão mencionadas com carinho numa provável retrospectiva dos momentos culturais mais relevantes de minha vida em 2012. E, com isso, eu cumpro à risca um dos objetivos contidos no título desta postagem...

Wesley PC>

Nenhum comentário: