sábado, 18 de fevereiro de 2012

“NÃO É UM MUNDO MUITO JUSTO, MAS AINDA HÁ ALGUMA JUSTIÇA!” OU GEORGE CUKOR, POR QUE TU SEMPRE DESISTES DE FAZER AS PAZES COMIGO?!

É bastante conhecida a minha antipatia (justificada) contra o cineasta hollywoodiano George Cukor: por mais que eu admita que ele possui alguns filmes geniais em seu currículo, ele insiste em estragá-los ou tomar alguma decisão directiva que me irrita sobremaneira. Tanto que, por mais que eu seja fã compulsiva de alguns de seus filmes, não consigo admitir que eu seja seu admirador. Até porque talvez eu não seja mesmo: ele me irrita! Faz bons filmes, mas me irrita com seu esquematismo moral, com sua subsunção modista, com seu pedantismo de viado incubado, me irrita mesmo!

Seja como for, eu insisto em lhe dar algumas chances de (re)conquista, conforme pode ser lido aqui ou aqui. Eu insisto, eu tento, mas ele não se contenta em me agradar e me frustra! Foi o que acaba de ocorrer mais uma vez. Acabo de assistir a um filme absolutamente magistral em seu ponto de partida: “Fatalidade” (1947), sobre um excelente ator que enlouquece durante a temporada trianual da peça shakespeareana em que o mouro Othello assassina injustamente a inocente esposa Desdêmona. A primeira metade do filme é soberba: acompanhamos o rigor do protagonista Ronald Colman (em impressionante desempenho laureado com um Oscar) em entregar-se completamente ao papel, de corpo e alma, afastando e incomodando todos ao redor, exceto o público, que aplaude de pé o seu perfeito desempenho. Dividido entre uma longeva paixão por sua ex-esposa Brita (Signe Hasso, também impressionante) e um flerte fugidio com a garçonete Pat (Shelley Winters), afinal assassinada de forma oteliana, ele faz com que o novo namorado de sua amada (Edmond O’Brien) perceba que a sua confusão interpretativa fora dos palcos pode redundar num crime, o que, de fato, ocorre e responde pelo quartel menos interessante de um filme que tinha tudo para ser uma obra-prima. Mas o diretor George Cukor não quis, ele não quis! Ainda assim, um ótimo filme: recomendo-o de pé, com os olhos embebidos de lágrimas que teimam em não cair!

Wesley PC>

2 comentários:

Jadson Teles disse...

quero ver sim! baixa pra mim vai.........

Pseudokane3 disse...

Vou ver se consigo para ti sim, Jadson. O filme é absolutamente belo e obrigatório! (WPC>)