sábado, 28 de janeiro de 2012

“DEVO, NÃO NEGO. PAGO QUANDO PUDER”

Por causa da prova universitária a que me submeterei na segunda-feira pela manhã, pensei em deixar meu telefone celular desligado neste fim de semana, a fim de não ser “tentado” por convites que me afastem da dedicação estudiosa obsedante. Depois que uma colega de trabalho me convidou justamente para sair com ela e estudarmos juntos para a referida prova, repensei a minha decisão e deixei o celular ligado, não obstante permanecer firme na obrigação de reler e fichar os textos-base requeridos para a tal prova. Eis que me surge um convite: fui convidado por alguns amigos íntimos e muito queridos para vermos juntos “O Artista” (2011), filme do francês Michel Hazanavicius que está obtendo um impressionante sucesso de público e crítica depois que foi indicado a 10 prêmios no Oscar deste ano. O detalhe: o filme é mudo e em preto-e-branco. Conclusão: eu preciso ver este filme!

Não sei se é necessário acrescentar ao parágrafo anterior que, na verdade, eu mesmo me convidei para ver este filme entre amigos. Estou ansioso para saber como o diretor do filme, do qual ainda não assisti a nenhuma das obras precedentes, conseguiu dignificar um gênero em extinção no cinema: a comédia muda. Apesar de o ‘trailer’ ser empolgante, ao mesmo tempo os vislumbres da trama parecem meras repetições de filmes clássicos como “Cantando na Chuva” (1952, de Stanley Donen & Gene Kelly) e “A Roda da Fortuna” (1953, de Vincente Minnelli). O que, mais uma vez, dota o filme de interesse: como o diretor conseguiu reverenciar os filmes da “era de ouro” hollywoodiana num contexto cultural em que a perda da historicidade é quase uma regra? Estou curioso para saber. Empolgado também, mas muito mais inquisitivo e curioso. Por este motivo, creio que seja hora de tomar banho e preparar-me para a sessão. Depois eu volto com outro assunto: neste fim de semana, estarei tenso demais por causa da prova vindoura. É nessas horas que eu percebo o quanto sou estandardizado!

Wesley PC>

Nenhum comentário: