domingo, 25 de dezembro de 2011

“TU JÁ FIZESTE SEXO COM UMA GIRAFA DIANTE DE UMA CRIANÇA?”

Eu não, mas, em algum lugar do mundo, deve haver quem tenha feito. A pergunta foi feita pelo cachorro que dá nome ao estranho seriado televisivo “Wilfred”, protagonizado por Elijah Wood, que interpreta um personagem solitário e tendente ao suicídio, que resiste em admitir a paixão que sente pela vizinha loira, dona do cachorro do título. Este cachorro, por sua vez, é enxergado como um homem vestido numa roupa de pelúcia pelo perturbado protagonista da série, da qual assisti apenas ao primeiro, nono e décimo episódios, sendo os dois primeiros incompletos. Digo mais: assisti aos tais episódios meio a contragosto, visto que detesto a interpretação caricata e grosseira de Jason Gann como o cachorro, mas terminei gostando do saldo psicanalítico geral da série.

No primeiro episódio, Ryan, o protagonista, tenta suicídio, mas sobrevive depois de, entre outras coisas, ter se masturbado no chuveiro. No nono episódio, ele recebe a visita de sua mãe, internada num manicômio há duas décadas, e esta confidencia que já o flagrara comprimindo o pênis contra a TV num ato primevo de masturbação. No décimo episódio, um mendigo viciado em heroína vasculha o seu lixo e deduz que pessoas reclusas são facilmente associadas a lenços grudentos, de modo que, numa cena seguinte, ele oferece a sua força masturbacional por vinte dólares. Acho que foi o suficiente para que eu nutrisse uma mínima simpatia pelo seriado. Afinal de contas, como bem pergunta a mãe de Ryan: “quem não se masturba?

Não sei dizer facilmente se é um bom seriado ou não, mas a boa composição do personagem de Elijah Wood é facilmente tendente à identificação por aqueles que ficaram acostumados a se sentir fracassados. De um modo ou de outro, este é meu caso. E livrar-me desta pecha impositiva talvez seja uma das minhas resoluções disfarçadas de Ano Novo. Creio que não terei gana de ver a segunda temporada (risos)...

Wesley PC>

Nenhum comentário: