segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

REVALIDANDO NANNI MORETTI!

Na noite de ontem, reassisti ao maravilhoso filme de Nanni Moretti “Caro Diário” (1993), cujo terceiro episódio, “Médicos”, é focado na tragicômica peregrinação do cineasta por hospitais e consultórios médicos em busca da cura do prurido intenso que o aflige há algumas semanas. Por mais simples que pareça a sua moléstia, cada profissional entope o diretor-personagem de remédios inúteis e a procedimentos avaliativos cada vez mais esdrúxulos. Na manhã de hoje, fui encomendar o meu necessário par de óculos. Era como se a providencial e causal revisão do filme fosse um aviso...

Em verdade, estou sendo injusto em comparar a minha situação pessoal com a visita a uma optometrista e o tormento enfrentado pelo diretor: em verdade, fui muitíssimo bem-tratado e bem-atendido pela médica que me recebeu no sábado. Preço da consulta: 45 Reais.

Cheguei no consultório por volta das 8 horas da manhã. Havia apenas três pessoas à minha frente. Quando chegou a minha vez de ser atendido, a médica não soube o que fazer diante da minha visão bruxuleante do olho direito. “Espere um pouco, deixar eu pensar, viu?”. Rindo bastante, por causa de minha evidente hiperatividade, ela introduziu um esquisitíssimo aparelho em meu rosto, que me fez parecer um cavaleiro do Apocalipse, e me deixou aguardando e lacrimejando numa sala ao lado, forçando propositalmente a visão de meu olho direito, numa sala ao lado. Quando voltei a ser atendido, ela concluiu que eu sou vitimado por uma leve miopia no olho esquerdo e uma preocupante hipermetropia no olho direito. Preocupante menos por causa da necessidade de usar óculos do que por causa da minha falta de exercícios do cristalino ocular. A cada uma hora de atividades no trabalho, portanto, eu devo levantar de minha cadeira e focalizar um ponto distante. Estou obedecendo-a: não quero ficar cego, preciso enxergar bastante para ser feliz! E, na sexta-feira, receberei meus óculos: 0,5 de grau em cada lente. Ufa!

Wesley PC>

Nenhum comentário: