sexta-feira, 20 de maio de 2011

“O LEITOR”, PINTURA CUJO ANO DE REALIZAÇÃO EU NÃO SEI, MAS QUE ME AJUDOU NA FIXAÇÃO DE ALGUNS CONHECIMENTOS HISTÓRICO-JORNALÍSTICOS NA MANHÃ DE HOJE..

Pressuponho que esta pintura date de 1789, quando a artista Marguerite Gèrard passou a trabalhar no ateliê de seu cunhado Jean-Honoré Fragonard, mas não tenho certeza da data. Pude descobri-la num livro de Asa Briggs & Peter Burke chamado “Uma História Social da Mídia: de Gutenberg à Internet” (2004), cujo primeiro capítulo tive que ler mui cuidadosamente, com vistas a uma prova a que fui submetido na manhã de hoje. Estava tão tenso antes do início da prova, inclusive, que, agora, temo não ter me saído tão bem na mesma quanto eu desejaria, mas estou pessoalmente agradecido ao professor por me ter apresentado a esta pintura. Tantas e tantas interpretações e possibilidades podem me ser apresentadas a partir dela... Poderia aproveitar a deixa e realizar um encômio a um leitor que me agrada mui pessoalmente, poderia destacar a argúcia dos pintores no que tange ao contexto sócio-histórico da tela, poderia contemplar a beleza da imagem por horas a fio, poderia... Mas, deixa quieto: fica tudo na potência, pois, para quem acredita no poderio da Crítica, em si, isto já é atividade!

Wesley PC>

Nenhum comentário: