domingo, 24 de abril de 2011

O MANDATO PRESIDENCIAL DE JÂNIO QUADROS ERA “A UDN DE PORRE”, DISSE SEU EX-MINISTRO AFONSO ARINOS!

Ontem à noite, a TV Brasil exibiu o clássico documentário “Os Anos JK – Uma Trajetória Política” (1980), de Sílvio Tendler. Ansiava desde a infância por ver este filme e, como tal, enviei mensagem a diversos amigos, a fim de que eu não ficasse sozinho na consumação deste prazer intelectual. Quem prontamente atendeu a meu pedido foi um vizinho de 25 anos, impressionado com o fato de que seus pais humildes não sabiam que o Brasil vivia sob uma ditadura militar na década em que foram adolescentes. Como tal, ele exultava durante a extensão duração de 110 minutos do filme, que não apresentava os fatos de forma previsivelmente didática, mas sim de forma crítica, árdua, que requeria conhecimento prévio sobre as figuras históricas ali mencionadas. Eu mesmo me senti burro em diversas seqüências, visto que sei muito pouco sobre os eventos abordados, da forma incisiva como foram abordados... Mas nada que prejudicasse a apreensão positiva do filme, que tem seu clímax na transição do mandato presidencial do protagonista Juscelino Kubitschek para o populista Jânio Quadros, em 1961, tendo renunciado poucos meses depois que assumiu o cargo. Gostaria de rever o filme, a fim de prestar mais atenção nalguns detalhes e estudar previamente sobre o contexto abordado, mas, enquanto não o faço, tenho certeza de que o que vi ali renderá riquíssimas conversas com o meu vizinho... Que bom! Viva o Brasil!

Wesley PC>

Nenhum comentário: