domingo, 6 de março de 2011

JÁ NÃO SE FAZ MAIS TV (ABERTA) COMO ANTIGAMENTE...

Dia desses, eu assisti a um filme cômico divertidíssimo, chamado “As Amazonas na Lua” (1987, dirigido por John Landis, Carl Gottlieb, Peter Horton, Robert K. Weiss & Joe Dante). Composto por diversas sátiras e paródias de filmes antigos e da própria TV norte-americana, este filme me fez lembrar bastante de um famoso programa televisivo brasileiro, obviamente inspirado nele, cuja reprise eu vi recentemente na TV Viva. Tratava-se do elogiado “TV Pirata”, criado e aperfeiçoado por Guel Arraes e Cláudio Paiva, entre outros inovadores da linguagem cômica na tela pequena do vídeo. Digo mais: quando eu via trechos do referido programa na época em que ele foi originalmente exibido (entre os anos de 1988 e 1992), eu tinha medo: “TV Pirata” era anárquico demais para uma criança.

Revendo o programa recentemente, conforme comentado, entendi de pronto por que ele me assustava: a linguagem visual é exagerada, entrecortada em excesso, ruidosa, e, em muitos sentidos, genial. Ainda que algumas piadas tenham obviamente envelhecido, era no mínimo inovador pôr um homem completamente nu na abertura, realizada na época em que Hans Donner ainda era um técnico deveras inovador. E, dentre os quadros do programa que revi, um deles me fez gargalhar: em frente a um cinema, um lanterninha vendia e coletava os ingressos para um filme pornográfico cuja sinopse indicava que as mulheres relinchavam como éguas quando atingiam o orgasmo. As pessoas não paravam de entrar na sessão e, quando a lotação da sala foi esgotada, o lanterninha tranca o portão de acesso e troca o cartaz do filme, indicando que o que será exibido ali é, na verdade, uma obra de Glauber Rocha. As pessoas começam a se debater na sala, implorando para sair, enquanto o lanterninha olha para a câmera, com olhar malévolo, encerrando o esquete. E eu não conseguia parar de rir. Muito engraçado!

Ainda não sei bem em quais dias a TV Viva reprisa este programa (parece que o horário regular é à meia-noite de sábado para domingo), mas o que vi naquele dia comprova quão inspirados eram os roteiristas televisivos de antigamente: a TV Globo já se preocupou mais com a qualidade de suas produções, seja no que diz respeito à forma (anárquica, como já disse) quanto aos conteúdos das piadas (que são infinitamente mais divertidas que os quadros auto-condescendentes de hoje em dia), sem contar que Louise Cardoso, Diogo Vilela, Regina Casé, Ney Latorraca, Cláudia Raia, Guilherme Karan, Débora Bloch, Luiz Fernando Guimarães e Cristina Pereira eram muitíssimo engraçados quando jovens. Definitivamente, não se faz mais TV (aberta) como antigamente (risos)...

Wesley PC>

2 comentários:

Debs Cruz disse...

Rapaaaz, TV foi do caraleo, foi único.
De vez em quando eu assisto aqui na net, já que não é da minha época.
Tirando uma piadas da época que preciso recorrer ao google pra entender kkkkkk
É muito bom!
Adoro a sátira que fazem das melissinhas.
Cê lembra?
kkkkkk
Engraçado que tava comentando deles da última vez que estive em Aju.
Com minha irmã mais velha e Rafael (Coelho)...

Pseudokane3 disse...

Quando voltares, a gente comenta mais sobre este programa então (kkkkk)
Não vi o lance das Melissinhas ainda não (kkkk), mas o programa é genial!

WPC>