quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A GAGUEIRA POLÍTICA

Quando eu passava diante da Igreja Católica do conjunto residencial em que vivo, deparo-me com um hiponga que me convida a comparecer numa dada confraternização entre políticos socialistas cariocas, com o pretexto de que o local estaria cheio de “gatinh@s”. Disse-lhe que ia pensar na proposta, mas “pensar na proposta” implicou na chateação a longo prazo: mais uma vez esta compreensão equivocada da representação política alheia... Deixe quieto!

Ao chegar em casa, liguei a TV e comecei a ver “O Discurso do Rei” (2010, de Tom Hooper), filme no qual o recém-nomeado Rei da Inglaterra titubeia diante de um discurso definitivo de adesão à II Guerra Mundial por ser gago. Tudo bem, é um bom pressuposto enredístico para um filme, mas algo me incomodou sobremaneira após o clímax deste filme: no propalado discurso-título, em que o personagem de Colin Firth precisa enfrentar o seu temor diante de microfones para legar uma mensagem de apoio e esperança aos seus súditos, o conteúdo do que ele lê (escrito por outrem, como sói acontecer em cerimônias oficiais) é tornado bem menos relevante do que a forma do discurso. Ou seja, o filme leva-nos a torcer bem mais para que os ouvintes do discurso satisfaçam-se com a superação fonoaudiológica do estadista do que com o seu comprometimento em relação aos ideais políticos de que está imbuído. E, como tal, eu senti vergonha de ser cúmplice desta distorção ideológica disfarçada de arte.

Mais uma vez, uma desnecessária polêmica entre subjetivismo vocacional e objetividade política se instaura num contexto de suplantação ideológica em que o afã por lauréis estupora a autenticidade personalística. Pena...

Wesley PC>

3 comentários:

Americo disse...

eu nem li o post, mas acho que vc não gostou... hauahau


talvez eu o assista hj!

Gomorra disse...

Gostei sim...
Não tanto quanto "eles", mas gostei.
É que tive muita, muita raiva de seu conteúdo.

A cópia está um lixo (som e legendas), Américo, mas dá para assitir, no final das contas.


WPC>

Americo disse...

nem assisti... quem sabe hoje?