quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

“ABAIXAREI MINHAS CALÇAS PARA QUE VEJAM O QUE A POLÍCIA FEZ COM MEU TRASEIRO: ELES ME BATERAM ATÉ NÃO MAIS AGÜENTAREM,MAS A MÚSICA ME TORNOU IMORTAL!"

Este é um dos momentos discursivos mais geniais do documentário “Fela Kuti: A Música é a Arma” (1982, de Jean-Jacques Flori & Stéphane Tchalgadjieff) exibido – e visto por acidente – ontem à noite, na TV Brasil, em que, além de descobrirmos bastante sobre o idealizador do ‘afrobeat’, aprendemos sobre a conturbada história política da Nigéria, sabemos que o genial e pioneiro músico foi simultaneamente casado com 27 mulheres, todas integrantes de sua banda e cientes de que não devem sentir ciúmes umas das outras, e testemunhamos alguns acontecimentos brutais contra a vida pessoal deste homem, que tentou ser presidente de seu País, mas tem sua candidatura covardemente rechaçada, sendo levado à prisão diversas vezes, antes de falecer em decorrência da AIDS, 15 anos depois que o documentário foi realizado. Foi uma exibição que surgiu diante de mim como acidente, mas juro que minha opção por ouvir ao disco “Zombie” (1976) foi minuciosamente estudada e que, desde já, sou fã deste artista singular e político até a genitália. Recomendo de pé, e gingando!

Wesley PC>

Nenhum comentário: