sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

MORAL DE FIM DE ANO (OU ALGO PARECIDO):


A moral fronteiriça deste final de ano vem-me através do penúltimo filme a que assisti em 2010, “Meu Nome é Ninguém” (1973, de Tonino Valerii & Sergio Leone). É uma anedota, cuja orientação moral varia a depender de quem a ouça ou a conte. No filme, faz sentido, no plano quase literal, visto que o pistoleiro mais velho que ouve a historieta do mais novo desacredita que avôs possam envelhecer. “São tempos difíceis, e é raro envelhecer hoje em dia, mas não é impossível”, intervém o bêbado funcionário de um bar. Eis a anedota:

Um passarinho muito novo, coitado, cai do ninho onde era confortavelmente alimentado por sua mãe pássara e, sentindo muito frio, começa a chorar. Com pena do bichinho, uma vaca bonachona que passava pelo local e ouve os gritos despeja uma poça de merda quente sobre ele. Não mais sentindo calor, mas agora incomodado pelo cheiro, o passarinho continua a chorar em voz alta, atraindo a atenção de um coiote faminto que passava pelo local. Este segura cuidadosamente o bichinho, limpa-o com todas as minúcias possíveis e, antes que o passarinho pudesse chegar a agradecer, ele é enfiado inteirinho na boca do coiote, que sai satisfeito, com a barriga menos vazia...

Moral da estória: cabe a cada leitor interpretar a seu agrado, mas, para mim em particular, é uma exortação. Desligarei o computador neste exato momento e, conforme anunciado antes, que venha o que vier. Tenho para onde ir, tenho com quem ir. Só não tenho necessariamente como ir, ainda, mas... O resto, a gente resolve. Até 2011! Conforme visto no filme, "quanto maior o risco, maior a recompensa"!

Wesley PC>

Nenhum comentário: