segunda-feira, 1 de novembro de 2010

“FILME QUE ELEVOU A POPULARIDADE DO ASTRO A SEU ZÊNITE E DESENCADEOU VERDADEIRO FUROR PELOS COSTUMES ÁRABES, PELO MENOS COMO IMAGINADOS EM HOLLYWOOD”

Este é o parecer histórico do pesquisador Jean Tulard sobre “O Sheik” (1921), filme dirigido por George Melford que se tornou célebre por ser aquele que difundiu com maior intensidade romântica a sexualidade emergente do italiano Rodolfo Valentino, que falecera seis anos depois, em 1926, no vigor de seus 31 anos de idade, em decorrência de uma úlcera gástrica. Segundo a lenda, várias mulheres suicidaram-se depois que ele morreu, encantadas que estavam com o seu charme latino (o preconceituoso roteiro do filme logo se apressar em negar a ascendência árabe do personagem – risos), ao passo que outros biógrafos insistem em aplicar um perfil homossexual ao astro, em razão de ele ter declarado em seu diário pessoal que já passara uma noite na cama com outro homem. Polêmicas sexualistas à parte, eu particularmente não entendi porque este ator chamava tanta atenção enquanto protagonista. Muitos outros astros do cinema mudo são mais bonitos e talentosos do que ele!

Como padrões de gosto androfílico não se impõem, não se explicam e não se discute em nível julgamental, posso apenas ater-me ao que achei do desempenho do astro no filme que vi esta manhã: se dependesse de mim, bem menos suicídios coroariam a sua despedida fúnebre deste mundo. Não somente o roteiro apenas mediano da produção impede que o ator exponha seus dotes interpretativos, como o fato de ele estar sempre recoberto por túnicas e capuzes dirimia o meu interesse de enxergá-lo como símbolo sexual. Na trama, um xeque árabe recém-chegado de Paris apaixona-se por uma impetuosa rapariga britânica, que ousa desafiá-lo quando este cerra um cassino para seu deleite pessoal. Atraído pela teimosia da moça, ele a rapta e, depois de algum tempo, consegue êxito em fazer com que ela também se apaixone por ele. Numa das cenas-chave do filme, ela declara seu amor por ele nas areias do deserto, que permanecem intactas mesmo após a travessia de vários cavalos e a ventania típica do local. Amores tardiamente correspondidos têm este poder de desafiar até mesmo as regras da natureza (risos). Ah, se fosse comigo...

Wesley PC>

Nenhum comentário: