domingo, 28 de novembro de 2010

DISCO DO DIA: “SHE WHO DWELLS IN THE SECRET PLACE OF THE MOST HIGH SHALL ABIDE UNDER THE SHADOW OF THE ALMIGHTY” (2003), DA IRLANDESA SINÉAD O’CONNOR

Empolgado que fiquei, na noite de ontem, com o doloroso filme de protesto “Fome” (2008, de Steve McQueen), não tinha como não dedicar o dia de hoje à audição continuada de canções da irlandesa mais célebre e polêmica da música ‘pop’, Sinead O’Connor. Ao contrário da maioria de seus fãs, não a conheci através de sua famosa e emocionada regravação para “Nothing Compares 2U”, do Prince, mas sim através de sua participação na trilha sonora do ótimo filme “Em Nome do Pai” (1993, de Jim Sheridan), com a faixa “You Made Me Thief of Your Heart”, que estou a baixar isoladamente agora, mas acho uma faixa mediana. Apaixonei-me por ela, entretanto, quando vi o clipe de “1.000 Mirrors”, parceria com os imigrantes paquistaneses do Asian Dub Foundation, na TV. Tanto que, somente hoje, escutei esta mesma faixa (que dura exatamente 4 minutos e 53 segundos de intenso prazer) seis vezes seguidas! E, quando ofereci esta audição a um rapazola gracioso, este respondeu: “hoje não dá, deixe para amanhã”. Minha resposta imediata e sincera; “não acredito em amanhãs!”. E é mais ou menos sobre isto que esta excelente canção fala:

A silent siege behind politeness
Domestic harmony for show
Lost in the mirage of a marriage
Outside a world she'll never know

And as I see through the real you
I'm falling straight into
A 1000 broken mirrors
I can't hide


Passei vários anos procurando o disco da Sinead O’Connor que continha esta faixa e só depois de muito tempo descobri que ela constava de “Enemy of the Enemy” (2003), do Asian Dub Foundation, até ser resgatada na extraordinária compilação de título quilométrico que intitula esta postagem, onde também encontramos obras-primas regravadas na voz suave e ao mesmo tempo agressiva da cantora, como “Love Hurts” (eternizada previamente por Roy Orbinson e Nazareth), “Chiquitita” (do ABBA) e vários cânticos tradicionais e/ou religiosos resgatados pela intérprete. Recomendo-o hoje, deveras. Afinal de contas, amanhã, definitivamente, não é comigo!

Wesley PC>

Um comentário:

tatiana hora disse...

acho o semblante dela no video da célebre canção tão emocionado...
só lembro disto.
não cheguei a conhecer sua música de verdade.