terça-feira, 23 de novembro de 2010

A CADA DIA QUE PASSA, EU TENHO MAIS CERTEZA DESTA IMPRESSÃO: OS SINTOMAS DA ESTAFA FÍSICA E DO ARROUBO PASSIONAL SÃO QUASE IDÊNTICOS!

Não é de hoje que eu anseio por ver “Comportamento em Classe” (1984), dificilíssimo filme de Jean-Marie Straub & Danièle Huillet baseado numa novela inacabada de Franz Kafka. Cheguei a ver quase meia-hora de projeção, mas, como estava muito cansado em razão do dia estafante que tive e como a legenda em inglês do mesmo estava dessincronizada, dormi. Dormi e despertei com o mesmo sentimento de desamparo potente, com a mesma impressão de que não estava sendo sequer infinitesimamente dramático no que tange à demonstração de todo afeto que sinto por outrem. Que sinto por outrem. Que rapaz bonito este da imagem! Que gesto tão forte este, aliás: o gesto de calar alguém à força. Como se consegue isso?!

Numa das belas e estranhas cenas do filme que tive o prazer de ver até então, um suposto contratador do imigrante protagonista paralisa a si mesmo enquanto ouve o Hino Internacional Socialista. E o meu telefone tocava: era uma vizinha, pedindo que eu a ensinasse a gravar DVDs evangélicos para outro vizinho. E eu querendo dizer o que sentia... “Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas”. E, na casa da vizinha, encontrei um prato de batatas-fritas e um DVD com o filme “Os Trapalhões na Guerra dos Planetas” (1978, de Adriano Stuart). Confundi-o com outro filme infantil e corri para vê-lo. Uma das piores obras audiovisuais já realizadas na História, que só não leva o zero completo por causa de uma piada interessante perto do final: “por que tu queres ficar aqui, sozinho, neste planeta? Por causa de uma mulher?! Vamos para a Terra. Se brincar, lá tem mais mulher do que gente(risos). Merece um décimo por causa disso!

E quem disse que os sintomas vão embora?

Wesley PC>

3 comentários:

Pseudokane3 disse...

Putz!

Vendo agora a postagem espontânea "parida" por completo, fico chocado comigo mesmo ao perceber o quanto as fotos dialogam entre si... Mas foi pura coincidência: na primeira foto, uma cena que ainda não vi, mas que exala beleza; na segunda, um trapalhão chorando depois que vê sua amada se derramar nos braços de outrem... Definitivamente, eis o que chamo de diálogo!

Amo!

WPC>

tatiana hora disse...

ai, o trabalho que nos deixa tão cansados ao ponto de às vezes não conseguirmos ler o que queremos, ver o que queremos...
atualmente estou desempregada, mas lembro bem disto...

Pseudokane3 disse...

Talvez caiba uma correção perceptiva aqui: afinal de contas, a Internacional Socialista e o Hino Nacional dos EUA diferenciam-se deveras! Ou não? (kkkkkkkkkkkkkkkkk)

Finalmente, vi o filme completo: e é melhor e mais arrebatador do que imaginava!

WPC>