domingo, 17 de outubro de 2010

A ILUSÃO DO ARREPENDIMENTO VERSUS A CERTEZA DA CULPABILIDADE:

Minha mãe gosta do padre Fábio de Melo. Não a culpo. Tanto é que, por não ter nada a perder, adquiri um disco dele para ela. Um disco que ela gosta muito e que estava a ouvir pela enésima vez nesta tarde de sábado. E, em meio às canções, o padre enseja pequenos sermões repletos de metáforas. Num deles, ele diferencia culpa de arrependimento, atribuindo características positivas ao segundo sentimento e uma carga negativa ao primeiro, que comumente se apossa de mim, não por acaso. Estou tomado pela culpa agora. Sinto culpa até mesmo por sentir saudades de outrem!

Tomado pela culpa, vi um filme que alguns amigos de Gomorra elogiaram: “Lua Negra” (1974), do diretor francês Louis Malle. Apesar de gostar muito da inventividade e sensualidade do diretor, desgostei do filme. Achei-o enfadonho, detestei os diálogos e achei a protagonista insuportável. Mas me vi atraído pela pletora de animais no filme. Volta e meia, minha mãe perguntava: “esta cabra berrando é no filme ou em nosso quintal?”. Por vezes, era-me difícil responder...

No filme, chamado de “O Unicórnio” em Portugal – olha só! – a inexpressiva protagonista Cathryn Harrison foge de um mundo apocalíptico em guerra. Por vezes, ela pensa que está apenas a delirar. Noutras situações, ela realmente se vê compungida a crer que interage com seres mitológicos e com animais e plantas falantes. Estaria ela dopada? Estaria ela perto da morte? Só sei que, mesmo possuindo seios curtos, ela oferece suas mamas como potencial fonte de alimentação alheia em duas cenas-chave do filme. E, ao menos estas, me cativaram bastante! Mas não aliviaram a minha culpa...

Conferindo algumas críticas sobre o filme na Internet, percebo que o apelo popular elogioso sobre ele é intenso. Insisto que não gostei, tal qual Debora. E enviei uma mensagem de celular para um católico, explicando-lhe o que aprendi com o padre Fábio de Melo (risos). Não sei se acredito nele, visto que, não raro, culpa e arrependimento andam de mãos dadas comigo, ao mesmo tempo! Mas, deixe quieto: aprender a viver neste mundo é respeitar as opiniões alheias. Alguém quer mamar em meu peito?

Wesley PC>

4 comentários:

Debs Cruz disse...

Lua Negra... kkkkkkk
"Louco, louco, louco melo"
Lembrei de Madruguinha flndo isso,
enquanto a gente assistia.
E deve ter sido 300 vezes melhor
acompanhá-lo junto as análises dele tb.
rs
Lua Negra seguido de Fando y Lis.
Quero ver Fando y Lis de novo!
E alguém tá me devendo a c&a pruma sessão
duma tal pentalogia, né? =]

Debs Cruz disse...

A culpa sempre vem acompanhada dum arrependimento,
e da certeza de que faria tudo de novo.

É foda!

Gomorra disse...

DA CERTEZA DE QUE FARIA TUDO DE NOVO!

Tiraste (e puseste) as palavras em minha boca, tia!

E, definitivamente, não gostei deste filme! Mas a pentalogia Antoine Doinel nos redimirá, a mim, a ti e a sabe-se lá quem mais, neste sentido!

beijos.

WPC>

Debs Cruz disse...

Um dos motivos que torna o pedido de desculpa
um ato sem razão, né?
De que serve pedir desculpa?
De que serve aceitar?
O que muda, o que apaga?
Nada!

Tô contando os dias pra férias.
Acho q só nela vou ter tempo
pra ficar tempo o suficiente em Aju
pra gente assistir tanto filme
rs
Faltam menos de dois meses \o/