sábado, 18 de setembro de 2010

REMBRANDT HARMENSZOON VAN RIJN ‘APUD’ PETER GREENAWAY

“Ronda da Noite” (2007, de Peter Greenaway) é isso mesmo: um olhar pretensamente reconstitutivo sobre um das obras-primas pictóricas de um dos holandeses mais célebres de todos os tempos, “A Ronda Noturna”, pintada entre 1640 e 1642. Cheio de vícios e de idiossincrasias escatológicas como é, Peter Greenaway não se contentou apenas em biografar esta fase da vida do pintor, mas entupir os 141 minutos de projeção do filme com as marcas registradas que fizeram com que ele fosse um dos diretores favoritos de minha adolescência, se não o meu preferido. Juro que, ainda no início fiquei com medo do hermetismo do roteiro, que soava demasiado truncado para quem não tem um arcabouço mínimo de conhecimento histórico-artístico, mas, aos poucos, os referenciais políticos, sexuais e ultra-românticos vão dominando a narrativa e facilitando não somente a identificação do espectador que já se apaixonou um dia (e teve que enfrentar todo um contexto social por causa disto), mas também possibilitando a assunção comunal da genialidade do senso de humor erudito desta ótima preciosidade fílmica, surpreendentemente atolada na mesmice dos DVDs piratas (vários amigos compraram uma versão chinfrim e dublada do mesmo numa banca ilegal onde se encontram prioritariamente sucessos de pancadaria provindos de Hollywood). Vi o filme hoje à tarde e fiquei admirado com a qualidade das interpretações, com a perfeita trilha sonora de Wlodzimierz Pawlik, com as deslumbrantes fotografia e direção de arte e com a diacronia conceitual do enredo. Filmaço! Difícil, árduo, sisudo (apesar de seu bom-humor perene), passional e, acima de tudo, muito recompensador e intelectivo. Saí da sessão obcecado por conhecer mais e mais sobre este gênio barroco. Tomara que eu consiga aprender algo, mas, ainda que não consiga, o filme antecipou-me uma certeza: sentir, eu sinto!

Wesley PC>

Um comentário:

tatiana hora disse...

e eu preciso ver mais Peter Greenaway..
falando em filme, vou ver algum agora..
tá um silêncio raro e maravilhoso aqui em casa!