sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O PODER DE UM ‘TRAILER’! - 2

Conforme aconteceu com o Gogol Bordello, também descobri a dupla The Swell Season, assim configurada enquanto dupla, através do hebdomadário Veja. Os integrantes da banda, porém, já eram mui conhecidos de meus amigos gomorrenses através do filme irlandês “Apenas uma Vez” (2007, de John Carney), do qual eu não gosto muito, mas, como já disse antes, sou aficcionado pela trilha sonora. Assim sendo, fiquei interessado em conhecer o novo disco do irlandês Glen Hansard e da tcheca Marketa Irglová, “Strict Joy” (2009), mas relutei em baixá-lo, pois meu computador já está entupido de arquivos. Na manhã de hoje, enquanto eu enviava mensagens de celular para justamente um fã da dupla, dou de cara com o videoclipe de “Low Rising”, faixa 1 do disco, sendo exibido no canal pago VH1. Fiquei apaixonado!

Mesmo que não se conhecesse a tradução da letra da canção ou que não se conhecesse o histórico pessoal de separação dos integrantes da dupla, o espectador mais leigo em hermenêutica sentimental compreendia plenamente o que se passava na narrativa do videoclipe: um homem e uma mulher haviam brigado e lutavam para permanecer juntos. Um jato perpétuo de chuva o acompanha e outro jato a acompanha. Chove enquanto ele come, chove enquanto ele faz a barba, chove enquanto ela passa roupa, chove enquanto ela se arruma para sair. Ambos sérios, ambos ressentidos, ambos tristes. A faixa dura 4 minutos e 47 segundos. Somente ao final do videoclipe, o casal se reencontra. Estavam lado a lado na mesma mesa, mas não se falaram. O máximo de contato que ela tentou foi olhar com compaixão para o prato dele, onde um ovo estrelado era encharcado de água pluvial. Ao final, ele sorri. Ela, bem mais triste (e carismática, e bonita, e simpática, e doce, e frágil) que ele, permanece inane, chorosa, com o jato d’água inclemente sobre seu corpo. Magnífico videoclipe!

Ao meio-dia de hoje, não deu outra: estava baixando o CD e, horas depois, ouvi-o com atenção na rodoviária de Aracaju. Por dentro, a tênue esperança contida no título do disco combinava-se aos anseios pela baixa ascensão de que fala a letra. É-me um consolo, ao menos isto:

“Low rising
'Cause there's no further for us to fall
Low Rising
Oh, for the love of you”


Recomendo de pé – e com os olhos prestes a serem encharcados de uma água que não vem da chuva.

Wesley PC>

Nenhum comentário: