sexta-feira, 24 de setembro de 2010

“I THREW FLOWERS IN YOUR FACE ON MY SISTER'S WEDDING DAY” (OU “JEJUM DE VIADO”, PARA OS MAIS VELHOS)

Eu não conhecia o autor Cormac McCarthy até que um dado moço foi trabalhar comigo no DAA. Este é fã da macheza literária do autor e, graças a um de seus irmãos, tem pelo menos três dos livros escritos por este norte-americano tão austero. E, quando escrevo aqui austero, queria dizer seco, visto que o autor não se dispõe a melindres: diz o que tem que dizer do jeito que acha que deve ser dito, direto ao ponto, sem muitas preocupações com pontuação ou palavras inéditas. Ele joga na cara na cara do leitor o mundo. E o mundo às vezes fede. E, quando eu li as páginas 142 e 143 da edição de “A Estrada” (2006) lançada no Brasil pela Alfaguara, eu estava num lugar que fedia (uma clínica de exames trabalhistas de saúde) e fui tocado pelo diálogo que se segue, assim mesmo, do jeito que está:

“Eu não vejo uma fogueira há muito tempo, isso é tudo. Vivo como um animal. Você não ia querer saber as coisas que comi. Quando vi esse menino pensei que tinha morrido.
Pensou que ele era um anjo?
Eu não sabia o que ele era. Nunca achei que fosse voltar a ver uma criança. Não sabia que isso ia acontecer.
E se eu disser que ele é um deus?
O velho sacudiu a cabeça. Já deixei tudo isso para trás. Faz anos. Onde os homens não podem viver deuses também não se sentem bem. Você vai ver. É melhor ficar sozinho. Então espero que não seja verdade o que você disse pois estar na estrada com o último deus seria uma coisa terrível então espero que não seja verdade. As coisas vão melhorar quando todos tiverem morrido.
Vão?
Claro que vão.
Melhorar para quem?
Todo mundo.
Todo mundo. Claro. Todos nós estaremos melhor. Vamos respirar com mais facilidade.
É bom saber disso”.


Glupt! Respirei com dificuldade na mesma hora, mas não cri que morrer facilitaria a minha situação. Pelo contrário, eu estava com fome, não tanto quanto os personagens, mas estava com fome. Estava em jejum desde as 19h de ontem e engoli duas porções consideráveis de sêmen. Será que isso vai interferir nos meus índices de glicemia? Belo livro este...

Wesley PC>

Nenhum comentário: