sábado, 14 de agosto de 2010

SÉTIMA PROPOSIÇÃO: “SOBRE AQUILO DE QUE NÃO SE PODE FALAR, DEVE-SE SILENCIAR”

Assim Ludwig Wittgenstein (1889-1951), um de meus filósofos preferidos e um dos mais complicados a que tive acesso, conclui o seu poderoso – e posteriormente refutado por ele mesmo – “Tractatus Logico-Philosophicus” (1922), conclusão esta de que me sirvo com fins dúbios, mas, de alguma forma, coadunados com a biografia pessoal do filósofo, em especial, no que tange à versão fílmica realizada por Derek Jarman em 1993. Afinal de contas, se eu já sabia que este filosófico é um dos homossexuais mais influentes do século XX, fico agora de boca aberta ao saber que ele estudou com Adolf Hitler (1889-1945) na infância. Talvez seja a metáfora definitiva de que eu precisava para "calar a boca". Citando novamente o filósofo: “A solução do problema da vida é uma maneira de viver que faça desaparecer o problema”. Temos dito!

Wesley PC>

Um comentário:

tatiana hora disse...

é sem dúvida meu filósofo favorito!!!
e essa proposição (o silêncio) é fantástica! incrivelmente dizer que o que ele disse não fazia sentido é o que torna o tratactus mais coerente ainda...
pra completar ele nega o Tratactus com os jogos de linguagem nas investigações filosóficas...
fantástico mesmo...