domingo, 22 de agosto de 2010

EU TENHO QUE VER ISSO!

Vivi 29 anos de minha vida sem saber que existia um cineasta indiano popularesco chamado Krishna Shah no mundo. Vivi sem saber que, antes de ele realizar filmes de terror B misturando zumbis com colegiais metaleiros nos EUA, ele havia dirigido “Armadilha Mortal” (1978), fracasso de público em Bollywood, mas que se tornara mundialmente célebre três anos antes de seu lançamento pro causa da trilha sonora memorável, comandada pelo músico Rahul Dev Burman, trilha sonora esta que eu tive a oportunidade de ouvir duas vezes na tarde de hoje e, puxa, que bela combinação de sons ocidentais “indianizados”!

A faixa de abertura, “Title Music” (ao que parece, a que acompanha os créditos de abertura do filme) é simplesmente perfeita e climática, merecendo ser repetida várias e várias vezes por mim, antes de tirar um caloroso cochilo vespertino. A faixa 2, “One, Two, Cha Cha Cha” revela em seu próprio título o escracho e a coletânea de citações estrangeiras, mas não foi muito de meu agrado não, apesar de ter gostado da voz de Usha Uthup. As demais faixas destacam-se pelo bom uso dos corais e pelo aproveitamento memoráveis dos instrumentos locais, mas é a nona faixa a que mais brilha no disco, “Mera Pyar Shalimar”, interpretada pela esposa do compositor, Asha Bhosle. O que é engraçado na coletânea, aliás, é que cada uma das dez faixas emula um gênero fílmico diferente (do policial jazzístico de abertura ao drama religioso da última faixa, passando pelo musical evasivo, pela comédia satírica e até pelo suspense horripilante. Conclusão auditiva: o filme que serviu de base a esta trilha sonora (ou vice-versa) deve ser uma bagunça tremenda, mas, ainda assim, fiquei com muita vontade de conhecê-lo (risos). Tomara que o faça antes de chegar aos 30 anos de idade...

PS: como cheguei a este disco? Digamos que ele seja o 340º exemplar comentado no livro “1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer” e, em meio à anglofilia formulaica da enciclopédia, é uma pequena jóia escondida, esperando o talento seletor de Quentin Tarantino para ser revelada ao mundo. É bem a cara dele!

Wesley PC>

Um comentário:

tatiana hora disse...

um professor meu adoraaava filmes de zumbis.. nunca me aventurei pelo gênero, mas pelo que ele falava de ousadia estética e política de alguns exemplares, eu deveria comecer a assistir...