terça-feira, 8 de junho de 2010

“‘SER OU NÃO SER JORNALISTA’ É UM QUESTÃO QUE ENVOLVE ABRAÇAR A CAUSA HUMANÍSTICA”!

Piadinha inversa rápida: cheguei 40 minutos atrasado à minha aula de Introdução ao Jornalismo de hoje. Porém, ainda deu tempo de presenciar uma cena deplorável. Enquanto a professora estava num momento inspirado, explicando com muita paciência as mais recorrentes práticas profissionais que estão em contrapartida com noções básicas de humanitarismo, foi utilizado como exemplo de injustiça extremada o caso de Jean Valjean, protagonista do famoso romance “Os Miseráveis”, de Victor Hugo (ainda não-lido pro mim), que fora condenado a uma larga pena penitenciária por ter roubado um pão. Enquanto narrava este exemplo literário clássico (e crasso, ao mesmo tempo) um de meus colegas de classe sorria bastante, até que puxa outro colega pelo braço e pergunta, de forma chistosa, ainda rindo muito: “deve ter sido na África”. Fazia tempo que eu não sentida tanta vergonha...

Wesley PC>

2 comentários:

Nina Sampaio disse...

É por essas coisas que sinto medo! Medo! MEDOOOO! Eis aí uma piadinha ou um risinho completamente diferente daquele sobre o qual falávamos outro dia...
Esse não é o riso da única saída por ora vislumbrada. É o do pre-conceito, da crueldade e do esvaziamento de sentido (nos entido ruim de banalização mesmo).
Medo, repito!

Gomorra disse...

Faço minhas as tuas palavras...

Eu tremi quando ouvi isso. Tremi!

WPC>