segunda-feira, 29 de março de 2010

“O PROBLEMA ESTÁ COMIGO?!” 2: SERÁ QUE O ‘PROBLEMA’ PERDURARÁ ATÉ MAIO?

Influenciado por um texto questionador de Rafael Maurício e pelos inúmeros elogios de amigos de diferentes origens acerca da qualidade desta banda cearense, resolvi baixar “Uhuuu!” (2009), álbum mais recente do grupo Cidadão Instigado. Outro fator crucial em minha aquisição virtual deste álbum diz respeito ao concerto da banda que se desenrolará no Estado de Sergipe no mês seguinte a abril, conforme anunciado pela assessoria de imprensa do grupo CineVídeoEducação, que promoveu uma exibição do filme “Aconteceu em Woodstock” (2009, de Ang Lee) nesta manhã de domingo como forma de arrecadar fundos para patrocinar o evento. Fui ver o filme achando que desgostaria. Saí da sessão completamente chapado, bailando freneticamente com o coração ultra-acelerado, como se tivesse ingerido doses cavalares de LSD. Amei o filme! Amei a abordagem contextual adota! Amei!

Ao chegar em casa, depois de ter me recuperado gradualmente do impacto da quase obra-prima de Ang Lee, ouvi novamente a banda, com cautela, para saber se eu gostaria como fazem muitos de meus amigos reais e virtuais ou se ficaria em cima do muro sonoro, conforme aconteceu com Rafael Maurício. Não consegui optar por uma opção definitiva: gostei de algumas canções e desgostei de outras. Só isso, nada que vá ficar registrado para sempre no meu inconsciente nostálgico pós-juvenil...

Fechei os olhos antes de ouvir a faixa de abertura, “O Nada”. Tive o mesmo impacto de quando descobri “Que Martírio!”, da banda carioca Nervoso e os Calmantes. Amei o frenesi da canção e gostei bastante da letra, que convida: “abram as portas das suas casas, deixe os ladrões entrarem. Eles vão levar tudo que puderem”. Fantástico! Até minha mãe gostou! Em seguida, vem “Contando Estrelas”, que é apenas mediana e a pavorosa “Doido”. Desgostei mesmo desta faixa e foi a partir daí que percebi que a voz do Fernando Catatau conciliava o que eu mais gostava entre o baiano Moraes Moreira e o que eu mais detesto no alagoano Wado: a estridência e a ingenuidade proto-psicodélico forçada. Não que isto seja um demérito, não o é, mas incomoda, faz com que tenha vergonha de escutar com seriedade os versos idiotas de “Escolher Pra Quê” (vide letra integral abaixo):

“O sol vem queimando nossas pestanas, o sol vem rachando nossas banhas
O sol não é mais o mesmo de 50 anos atrás
Ele sorri com clara cara de quem está nos fazendo medo
Eu acredito que com chuvas nada disso existiria
Apenas inundações, nada mais!

Escolher entre chuva e sol é o mesmo que sofrer de hérnia e correr uma maratona de 100 passos de animais
Pra que tanta indecisão? Se o sol está aí para nos assar
Pra quê tanta indecisão? Se a chuva invade e alaga, como um grande mar”

Aí eu faço coro com meu amigo baiano e pergunto: “será que o problema é comigo?!”. Pelo sim, pelo não, “Ovelhinhas”, “Deus é uma Viagem” e “O Cabeção” (com participação significativa de Arnaldo Antunes) são faixas muito legais e creio que estarei presente no concerto deles, tão comemorado por trocentos amigos ‘pimbas’ de Orkut. Quanto ao filme do Ang Lee que serviu de pretexto para a aquisição monetária de verbas para a contratação da banda, advirto: há uma poderosa chave interpretativa ali para se entender o que se passa durante a aceitação cultuada desta banda. Quem quiser saber, que veja a maravilha crítica que estará em exibição nos cinemas sergipanos a partir da próxima semana... E eu seguirei ouvindo Cidadão Instigado e gritando “Uhuuu!” quando me convier (risos).

PS: Rafael Maurício querido, “Dói” não funcionou muito comigo. É normal?

Wesley PC>

2 comentários:

Rafael Maurício disse...

deve ser! eu gosto dos primeiros segundos da música, mas acho q foi mais um bode expiatório

Pseudokane3 disse...

(risos)

Minha relação com "O Nada" foi sincera mesmo (amei a canção!), mas admito que tentei expiar-me através de "Dói" também e nçao consegui... E olha que até utilizei as memórias preciosas que tenho de ti para tal, mas nem mesmo assim... Nem mesmo assim (KKKK)

WPC>