sexta-feira, 5 de março de 2010

“COMIDA, S.A.” (2008, DE ROBERT KENNER) E AS COISAS QUE SÓ ACONTECEM NA RUA EM QUE MORO!

E agora: falo primeiro sobre o ótimo filme que vi hoje ou sobre o acontecimento inusitado que meus vizinhos testemunharam ontem? Talvez o ideal seja falar sobre o tema geral, comum a ambos: a fome e a necessidade de comer.

“Comida, S.A.” é o nome de um documentário polêmico sobre diversas pendengas injustas envolvendo pequenos agricultores que insistem em lutar contra grandes indústrias alimentícias. É também um filme sobre os inúmeros problemas sociais e de saúde envolvendo a proliferação do ‘fast food’ ao redor do mundo. É também um filme que denuncia os maus tratos inglórios contra animais e meio ambiente perpetrados por grandes empresários. É também um filme sobre o quanto podemos ser escravos, no sentido mais íntimo do termo, das deliberações judiciais alheias. Em suma, é um filme sobre o quanto pequenas ações podem determinar grandes mudanças. Recomendo, de com força, nem que seja pelo chamariz de seqüências como aquela em que a apresentadora de TV Oprah Winfrey é processada por dizer em seu programa que jamais comeria um hambúrguer em vida novamente (o que desencadeou uma baixa nas vendas, segundo seus acusadores), quando animais são mostrados em condições precárias de vida e morte (como sempre, a separação de aves para corte é algo monstruoso) e pelas informações estatísticas mui pertinentes sobre o percentual de alimentos geneticamente modificados. Se ele for premiado com o Oscar 2010 de Melhor Documentário, talvez estréie em cinema no Brasil e fará o sucesso denuncista merecido.

O que aconteceu em minha rua ontem: três mendicantes pediam esmolas de casa em casa. Um vendedor de vassouras descia a rua e gritou para todos que elas eram vagabundas. As mesmas redargüiram que era melhor pedir do que roubar. Ele disse que a opção mais digna seria trabalhar. Mulheres e homem envolveram-se numa grande briga. Elas rumaram pedras nele. Ele quebrou duas vassouras nelas. Elas tentaram roubar os produtos que ele vendia. Ele tentou usurpar as sacolas que elas carregavam. Os vizinhos observavam petrificados a situação, sem se envolverem, dado que era claro que os envolvido na pendenga se conheciam. Até que uma das mendicantes puxa um telefone celular da saia e liga para a polícia. “Comida é pasto”, diz uma famosa canção composta pela banda Titãs.

Wesley PC>

Nenhum comentário: