domingo, 21 de fevereiro de 2010

“PRAGA DE BAIANO” (1977) E NÃO SÓ!

“Tu és todo diferente: depois que acaba o carnaval é que tu pões isto!”. Isto foi o que comentou minha mãe quando eu comecei a ouvir o disco de Novos Baianos que se inicia com uma preciosa letra que diz: “Vamos bater os tambores, balançar as cadeiras, sacudir nossos pandeiros, que os dedos jamais foram feitos pra contar dinheiro, pra apertar gatilho”. Muito bom, não obstante causar estranhamento para quem nunca me percebeu ouvindo frevo instrumental em pleno domingo.

Em verdade, a necessidade de ouvir este álbum menos conhecido do excelente grupo baiano surgiu quando cheguei do cinema, onde estive vendo o novo filme da diretora paulista Anna Muylaert, “É Proibido Fumar” (2009), protagonizado pelos iluminados Glória Pires e Paulo Miklos. Fazia tempo que eu não via um filme tão simpático numa tela de cinema. É um filme inicialmente simples, sobre uma mulher e um homem que se conhecem, sendo quer ambos gostam de música. Ele reverencia Jorge Ben Jor. Ela reverencia Chico Buarque. Uma ex-amante dele se interporá no caminho romântico de ambos. Um atropelamento fatal diluirá o impacto naturalista/sentimental do filme, mas não diminuiu a minha empolgação evolvendo-o. São filmes como este que me fazem entender o porquê de esta “arte portátil” que atende pelo nome de Música ser tão essencial em nosso processo de sobrevivência no mundo. Recomendo!

PS: o filme está em exibição numa sala de cinema sergipana esta semana, em horário exclusivo das 14h. Vale a pena se programar para tal.

Wesley PC>

Nenhum comentário: