quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

JOGO DOS TRÊS PLÁGIOS:

Se existe um cineasta que eu posso chamar largamente de engodo, este atende pelo nome britânico de Guy Ricthie, famos por alguns por ter sido o marido da Madonna por algum tempo. Para mim, ele ficou conhecido desde que realizou “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes” (1998), filme que chamou atenção de público e crítica por sua montagem ágil, várias tramas paralelas e conhecimento de causa sobre o crime (des)organizado. Tudo bem, era nada mais que um Quentin Tarantino ainda mais ‘pop’ e liquefeito, mas funcionava por algum tempo. Demorei para ver o filme, mas curti quando o vi. Curti, só isso!

Anos depois, vi “Snatch – Porcos e Diamantes” (2000) e percebi que estrutura tramática e desenvoltura técnica acelerada eram muito semelhantes. Tanto que parecia até mesmo um plágio de seu próprio estilo chinfrim. A diferença é que aqui Benicio Del Toro e Brad Pitt (maravilhoso como um cigano de sotaque ininteligível) estão no elenco e que a trilha sonora é mais elaborada, mas, no geral, é quase o mesmo filme: legal, boboca, complicado em sua multiplicidade de personagens e esquecível.

Hoje à tarde, vi “RocknRolla – A Grande Roubada” (2008) e, para meu choque previsível, a trama é quase a mesma dos dois outros filmes. Tão saturada de personagens e ação quanto eles, tão esquecível e divertido quanto. Pelo menos, os atores estão excelentes, com destaque para Tom Hardy, que vive um homossexual insuspeito, e para Toby Kebbel, que vive um músico viciado e fã de The Clash. Tão legalzinho nesse sentido que até deu vontade de ver de novo...

De resto, ainda falando sobre os filmes do diretor, vi “Destino Insólito” (2002) e achei engraçadinho em sua forçação de barra romântica, tenciono ver “Sherlock Holmes” (2009) em breve, conforme previamente anunciado, e temo que “Révolver” (2005) seja ainda mais plagiado que os outros filmes citados nesta postagem. Irc!

Wesley PC>

Um comentário:

Pseudokane3 disse...

PS: fiquei tão saturado do diretor que até pus o acento do REVÓLVER no lugar errado (risos)

WPC>