quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

POR QUE OUÇO ERASMO CARLOS?

Durante a década de 70, enquanto Roberto Carlos se aprofundava cada vez mais em músicas cafonas (confesso que gosto de muitas delas), seu amigo Erasmo Carlos insistia no jeito Rock'n'roll-Tremendão (yeah!), dessa vez dialogando com o Soul e a Tropicália (o disco de 71 foi produzido pelo maestro da Tropicália Rogério Duprat e teve a música "Preciso urgentemente encontrar um amigo" gravada pel'Os Mutantes), sem perder de vista seu lado romântico (Tá bom! Tá bom! Também sou cafona).

Pra mim, a década de 70 foi a melhor fase do Tremendão. Eu não poderia deixar de expor aqui algumas músicas que me pegam de jeito:


Sou uma criança, não entendo nada (do disco "1990 Projeto SalvaTerra" de 74)

Antigamente quando eu me excedia
Ou fazia alguma coisa errada
Naturalmente minha mãe dizia:
"Ele é uma criança, não entende nada"...

Por dentro eu ria
Satisfeito e mudo
Eu era um homem
E entendia tudo...

Hoje só com meus problemas
Rezo muito, mas eu não me iludo
Sempre me dizem quando fico sério:
"Ele é um homem e entende tudo"...

Por dentro com
A alma tarantada
Sou uma criança
Não entendo nada...

___________ ___________________

Grilos (do disco "Sonhos e Memórias" de 72)

Se você passar daquela porta
Você vai ver
Como é que são as coisas
Como é que estão as coisas
Sei que o mundo pesa muitos quilos
Não me leve a mal se eu lhe pedir
Para cortar os grilos
Pra cortar os grilos
Pra cortar os grilos
Pra cortar os grilos
Aí, então, você vai se convencer
Que se o mundo pesa
Não vai ser de reza
Que você vai viver
Descanse um pouco
E amanheça aqui comigo
Sou seu amigo, você vai ver
Sou seu amigo, você vai ver

____________ ____________

Além dessas, "É preciso dar um jeito meu amigo" e "Dois animais na selva suja da rua" do disco de 71 são bastante expressivas.

Ouçam! Principalmente os 3 discos citados.


Leno de Andrade


Um comentário:

Pseudokane3 disse...

ôxe, mais do que anotado e concordado (risos)

WPC>