sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

“JESUS MORREU PELOS PECADOS DE ALGUÉM, MAS NÃO PELOS MEUS”...

Fotografada pelo genial Robert Mapplethorpe, esta capa de disco antecipa a audição de um dos álbuns mais seminais a que já tive acesso, o álbum que pariu nove décimos das minhas cantoras preferidas (de Fiona Apple e Tori Amos a Cat Power e Marianne Faithful, passando por PJ Harvey, Imogen Heap, Alanis Morissette e até mesmo Amy Winehouse). Quanto mais eu escuto “Horses” (1975), da onipresente Patti Smith, meu coração geme! A crueza de suas letras, a dureza e simplicidade de seus acordes, a pujança e coerência do álbum como um todo, tudo nele me obseda. Desde a manhã de ontem, inclusive, que repito insistentemente a faixa de abertura “Gloria”, que consola meus ouvidos e espírito quando relembro fatos recentes que podem me deprimir.

Oportunamente, a maior parte destes fatos aconteceu no meu local de trabalho, onde gasto a maior parte de minhas horas diárias. Na tarde de anteontem, estive a explicar para um rapaz cínico o motivo de estarmos com muitas pendências documentais em atraso, em decorrência de uma pane generalizada de uma pane no Sistema de Processamento de Dados da universidade. O rapaz interrompeu sem cerimônia o meu falatório dramático e apenas retrucou: “isto não me comove!”. Minutos depois, estava me desejando “um feliz natal e um próspero ano novo”. A resposta foi na lata: “isto não me comove”! Ave, Patti Smith:

“People say "beware!"
But i don't care
The words are just
Rules and regulations to me, me

I-i walk in a room, you know i look so proud
I'm movin' in this here atmosphere, well, anything's allowed
And i go to this here party and i just get bored
Until i look out the window, see a sweet young thing
Humpin' on the parking meter, leanin' on the parking meter
Oh, she looks so good, oh, she looks so fine
And i got this crazy feeling and then i'm gonna ah-ah make her mine
Ooh i'll put my spell on her
Here she comes”


Wesley PC>

Nenhum comentário: