domingo, 6 de dezembro de 2009

DA ARTE DE MATAR SAUDADES (E OUTRAS COISAS MAIS):


Hoje eu revi um filme muito pessoal: o português “O Fantasma” (2000), de João Pedro Rodrigues. Se digo que ele é muito pessoal, os motivos são fáceis de serem conhecidos: o personagem principal é um lixeiro; a obsessão por sexo do mesmo leva-o a extremos como masturbar-se usando uma cueca encontrada no lixo; lambe paredes de banheiros públicos enquanto se enforca durante a masturbação; fica obcecado por um motoqueiro, perseguindo-o invadindo a sua casa e seus locais de lazer; mija para marcar território; usa a nudez como arma (que atira pela culatra, inclusive); sofre e faz sofrer.

Vi este filme duas vezes no extinto Cine Vitória, da antiga Rua 24 Horas. Foi o último filme lá exibido, visto que, na semana seguinte, protestos de famílias sergipanas contra a imoralidade do local conseguiram que o cinema fosse fechado. Não sei que ano era, mas sei que me vi loucamente no filme, que sentia-me como o protagonista Sérgio (muito bem vivido por Ricardo Meneses) e esta cena da piscina repercutiu em minha mente por meses. Pena que não tenha conseguido uma fotografia com melhor resolução para dar uma idéia do que se trata, mas advirto: é um filme forte, nojento, bizarro, animalesco, selvagem, cruel, pornográfico, mas, acima de tudo, humano, apaixonado e vivo – mais ou menos como eu!

Wesley PC>

Um comentário:

Unknown disse...

Comprei esse dvd assim que tive a oportunidade porque, assim como o dono deste blog, me vi no filme desde a primeira que o assisti.
O filme é um tapa na cara da hipocrisia. O filme é puro instinto animal, coisa que os seres humanos dito civilizados estão perdendo mais e mai a cada dia que passa.
Qualquer coisa esse é meu email: dimibiten@yahoo.com.br
Identifique o assunto Filme O Fantasma pra que eu não delete pensando que é vírus hehe...