sábado, 17 de outubro de 2009

UM PEQUENO SONHO REALIZADO OU VIVA A FLEXIBILIDADE!

“Um Vestido de Verão” (1996), de François Ozon, é um curta-metragem que, desde que eu descobri a sua existência, desejo ver com avidez extrema. Pouco sabia de sua trama, mas tinha certeza de que me identificaria na íntegra. Na noite de ontem, duas sessões do mesmo filme confirmaram-me que era verdade. Obra-prima de 15 minutos!

Resumo da obra: dois rapazes supostamente apaixonados viajam para uma colônia praiana, a fim de terem um pouco de privacidade afetiva (“os vizinhos falam muito!). Um deles canta, o outro quer descansar. O primeiro insiste em cantar. O segundo segue para a praia e se banha nu. Lindo, lindo! Enquanto dorme, aparece uma jovem, que o convida para fazer amor. Ele nunca havia transado com uma mulher. Gosta. Roubam as roupas dele. Ela empresta um vestido para que ele consiga chegar em casa. Seu amante o ama, do jeito dele, e também sente ciúmes. Ele terá que devolver o vestido. Ela irá embora...

Da segunda vez que foi projetado, havia mais homossexuais na sessão, que se manifestaram avessos a “rachas”. Gritinhos heterofóbicos foram lançados em algumas cenas, mas todos concordaram que o filme é maravilhoso. “Bang bang”: a trilha sonora ficou na cabeça de todos os presentes!

“Nous avions dix ans à peine

Tous nos jeux étaient les mêmes
Aux gendarmes et aux voleurs
Tu me visais droit au cœur
Bang bang, tu me tuais
Bang bang, et je tombais
Bang bang, et ce bruit-là
Bang bang, je ne l'oublierai pás”

Longa vida a quem se pretende flexível!

Wesley PC>

Nenhum comentário: