quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Casas Populares da BR 232


Como o devir é belo...já dizia um distante companheiro! Com a curiosidade que me é perculiar, mergulhava nos mundos cibernéticos, procurando novos sons de meu Pernambuco imortal. Sem nenhuma pretensão cheguei até um blog pra ver se achava o download do primeiro cd da Comadre Florzinha (outra banda de Recife), lá chegando encontrei o que procurava e algo mais: CASAS POPULARES DA BR 232. Surpreendida com aquele nome ali, não consegui acreditar, então selecionei a opção p ver as críticas - teciam belos elogios. Feito isso tive a certeza que se tratava da banda do meu amigo amado e estimado Leon, que não vejo a dois anos. Como tudo que ouvi sobre sua banda foram batucadas ao vivo regada a cachaça (que o próprio fazia), resolvi fazer o download e recordar..conferindo: "Num é que é boa mesmo!"
Bom! Se trata de um grupo que faz simbiose musical em uma ode ao batuque, ao ritmo e à paixão pela pluralidade cultural dos diversos sons de Pernambuco. Sons estes que circulam desde o litoral, zona da mata à caatinga e o sertão. Os integrantes da Casas Populares participam e já participaram de grupos de música popular reconhecidos no estado: Maracatu Nação Porto Rico, Maracatu de Baque Solto Leão do Norte, Bellas Marias e Meus 15 anos... que corpo lindo!.
O grupo tem boa parte de seus componentes da rural (UFRPE) e do Dois Irmãos. Formado em 2006, vem conquistando espaço pela qualidade do seu trabalho, que já pôde ser visto até outros estados. Casas Populares da BR 232, é uma referência e reverência a música popular contida nesta estrada tão plural; o jus ao nome se dar por conta desta BR 232 cortar todo o estado do Pernambuco. Pela coragem do seu trabalho o grupo já lançou uma demo com sete músicas próprias, e que vocês podem baixar por aqui:
http://batuquebrasileiro.blogspot.com/search/label/Casas%20Populares%20da%20Br%20232

Para maiores detalhes:www.myspace.com/casaspopulares

Meus beijos, abraços e saudades a vc Leon!


Anne