segunda-feira, 14 de setembro de 2009

“A BRUMA LEVE DAS PAIXÕES QUE VÊM DE DENTRO”...

Um dos maiores choques que sofri ao participar de um evento nacional sobre Diversidade Sexual foi perceber a existência de um racha intenso (sem qualquer trocadilho) no Movimento Gay, dado que, pelo que tive a infelicidade de perceber, homossexuais masculinos e femininos lutam por variantes pragmáticos diferentes. Melhor dizendo, enquanto as lésbicas eram vistas cedendo a necessidades burocráticas freqüentes, reunindo-se para discutir o que quer que fosse sempre que tinham oportunidade, os pederastas pouco mais faziam que procurar oportunidades para “super se catar”, como disse-me um deles, conscientizado. A infelicidade de perceber tal racha (que, no início, parecia uma nãos-simples paranóia de um amigo inteligente) manifestou-se de outras formas ao longo da viagem, de maneira que poucas foram as vezes em que viados e sapatões concordaram em algo. Um desses casos foi quando, voltando para Sergipe, consentiram em ouvir uma magnífica coletânea de canções interpretadas por Alceu Valença. Lindo momento!

A referida coletânea chama-se “Pelas Ruas que Andei – O Melhor de Alceu Valença” e é datada de 1996. A faixa inicial, “Anunciação” é perfeita e me causou uma verdadeira epifania quando executada no Festival de Artes de São Cristóvão, há alguns anos. Gemia pessoalmente com aquele refrão: “tu vens, tu vens/ eu já escuto os teus sinais”. Aliás, fiquei impressionado com a quantidade de vezes que a palavra SOLIDÃO aparece no álbum, até que recebe uma canção própria, quando é acusada de fazer “os nossos relógios caminharem lentos”. Digamos que eu nunca tinha dado a atenção que o compositor pernambucano merecia, mas, depois que visitei Recife por duas vezes e tive a honra de escutar uma amiga local cantarolando emocionada os nomes das ruas citados por Alceu Valença, hoje eu posso me assumir como fã do artista, a ponto de suportar o fato de a extraordinária canção “La Belle de Jour” não constar da referida coletânea. Quanto às brigas desnecessárias entre pederastas e lésbicas, fica o recado do compositor:

“Coração-bôbo, Coração-bola
Coração-balão, Coração-São-João
A gente se ilude, dizendo:
'Já não há mais coração!'"

Wesley PC>

2 comentários:

Cacau Farias disse...

psiu, pessoa!
já tinha teu endereço de blog através de alguém q tinha um blog, onde vi um comentario, de alguem q vi em outro blog, q um dia chegou ao seu... enfim...
devo concordar com vc mais uma vez quanto ao racha citado, das sapas e das monas, e confessar q faço parte da turma q cede a vida burocrata como meio de sobrevivencia( triste isso!).
admito também: preferi alceu ao pornozão q compraram na parada..rs

saudades viu?
sabado queria te ver!
dá sinal de fumaça?
bjossss mil...

Cacau

Gomorra disse...

Como sempre, corroboro com as palavras de Carla Farias...

WPC>