sábado, 15 de agosto de 2009

UM POUCO MAIS SOBRE MARCOS (E O QUE ESTÁ AO REDOR DE NÓS)...


Não quero julgar ninguém, não quero julgar ninguém!

“Flores Horizontais, flores da vida
flores brancas de papel, da vida rubra de bordel,
flores da vida afogadas nas janelas do luar
carbonizadas de remédios, tapas, pontapés,
escuras flores puras, putas, suicidas, sentimentais.
Flores horizontais.Que rezais?”

Ouvi este álbum na íntegra duas vezes seguidas na manhã de hoje e preciso fazer alguns paralelos com minha vida pessoal e o aniversariante de hoje. Vamos lá: “Do Cóccix até o Pescoço” (2002) estava gravado em minha casa faz tempo, doado pelo meu chefe, mas nunca tive a oportunidade adequada para ouvi-lo. Ao fazê-lo hoje, dividindo-me entre as reações paradoxais a faixas como “Dor de Cotovelo” e “Hoje é Dia de Festa”, percebi o porquê eu insisto tanto em perseguir o “talzinho”. Sem querer julgar ninguém, repito, é notório que, quando temos uma dada particularidade personalística, buscamos quase instintivamente outras pessoas que se assemelhem. Nesse sentido, a obsessão de Marcão pela pontualidade ou pelos protocolos burocráticos e sua insistência em não consumir álcool são caracteres não facilmente encontrados entre meus amigos. Não que sejam melhores ou piores, mas, puxa, isso faz parte de meu ser e, como tal, é natural que eu busque alguém que se assemelhe, não é não? Que seja! Elza Soares permanece digna de nossa reverência, mesmo com sua maturidade moldada a trocentas plásticas faciais. O disco recente é muito foda (quase literalmente, conforme atesta sua contribuição com Chico Buarque na versão em português para uma canção de Cole Porter). Gostei muito de “Haiti”, de “Quebra Lá que eu Quebro Cá”, de “Bambino”, de “A Carne” (magnífico protesto alheio), mas é mesmo “Flores Horizontais” que me fisgou. Termino com ela:

“Com Deus me deito. Com Deus me levanto”

Wesley PC>

5 comentários:

Anônimo disse...

Em 2002, vi o show da Elza cantando músicas desse cd no Bem Brail. Gostei na hora, é claro. Alguns anos depois, quando baixar mp3 era parte do meu cotidiano, comecei a vascular vários sites atrás desse álbum, mas nunca consegui encontrá-lo. Que bom que você tem.


Rafael Barba.

Pseudokane3 disse...

Edilson quem me deu...
Forte, Rafael, muito forte!

WPC>

Unknown disse...

Se tem uma cantora que agrada Caetano e Lobão ao mesmo tempo, então ela é boa mesmo. Como é que até hoje não ouvi nenhum disco dela?

Pseudokane3 disse...

Te empresto este então, tio! Aguarde e confie!

WPC>

Anônimo disse...

Tenho certeza que esse álbum é bom. Também li ótimas críticas de um cd recente dela, não sei se foi o último. Bem que esse povo que tem velox em casa e é viciado nas discografias poderia fazer um favorzinho pra nós, né?