sexta-feira, 24 de julho de 2009


Publiquei (olha só, quem diria, se o baiano souber vai cair da cama) mais cedo esta análise (mais uma homenagem na verdade) no orkut do B.Negão.

Assim classifico o Enxugando Gelo

E ai B, blz?
Sou de Aracaju e conheço o enxugando o Gelo a mais de 1 ano. Porém somente a alguns meses atrás foi que percebi o que tinha em mãos.
Até o último mês estava morando numa república perto da universidade que estudo. Lá tive a oportunidade de entender a magnifica obra. Depois disso, cantava os versos a todos os lugares que ia e divulgava o cd entre os amigos.
Como estou sempre a procura de sons diferentes percebo, dentro da música mundial, uma constância nas témativas amorosas, o que não quer dizer que não curta, porém um som diferenciado é fundamental. E assim é o EG.
Com versos inteligentes, rimas muito bem arrumadas, viradas fodásticas e retomadas mais fantáticas ainda (ao menos assim classifico arranjos como os da música "O Processo" - "dentro das possibilidades procurar...", levando-se em consideração que sou um mero ouvinte que gosta da somátoria; massa+música=viagem da boa). Sem falar dos metais sendo tocados com estilo e precisão. Tudo isso dentro de fortes análises que vão de situações ambientais a questões políticas.
Meses atrás um amigo muito sentimental, estava a procura de um som onde não houvesse as idéias amorosas de sempre. Ele me falou que tinha encontrado o que procurava no último cd da NZ. Porém fiz questão de indicar o EG que ele acabava ouvindo quase sempre na comunidade que morava.
Estou cursando história na Federal de Sergipe e tenho amigos super críticos, que mesmo sendo de outras áreas, rotineiramente, discutimos sobre o capitalismo e seu idéais materialistas, consumistas, seus meio repressivos (tv - a qual não mais assistimos e diga-se de passagem um meio imbecilizante, polícia, escola, igreja etc) e claro, em meio a tudo isso, formas autónomas de conhecimento.
...

Estou viajando a quase dois meses e nesse tempo tenho tido a oportunidade de pensar e de agir sobre tudo isso que foi dito a cima. Coisas que aliás o EG consegue dialogar e que muito me serviu para o início de uma nova visão.
Vejo ainda que o álbum perpassa por questões de ambito individual, dando soluções para aqueles que a buscam ("...viver no presente é base, a chave pra seguir bem na viagem..."'). Coincidência a parte, este verso muito tem ajudado num dilema com as peripécias do ego.
Por fim, espero bater com alguma apresentação da banda e finalmente curtir seu som ao vivo.
Se não der ao menos ver se aparece lá por Sergipe, pois tenho uma galera que espera anciosa seu Show.

Coelho,
FLW

12 comentários:

Pseudokane3 disse...

Sem saber o que representaria para mim num futuro, assisti a um concerto deste BNegão, por volta de 2001... Numa praia, num evento repleto de música eletrônica, onde eu dancei tão freneticamente, que choveram as perguntas: "tu foste uma aranha noutra vida?" , "tu usas muita cocaína sempre?" - e eu sorria e me descobria...

Orgulho-se de ver-me citado com os adjetivos utilizados nesta bela declaração de uso da música. Até hoje agradeço o teu conselho... Tu (me) emocionas!

WPC>

Debs Cruz disse...

Esse show que você tá falando foi um que rolou no projeto verão, Wesley?
Se foi, eu tava lá.
E foi PERFEITO!
Acho que foi o último dele aqui.

Quando ele desceu do palco, pra cantar na areia, o povo enlouqueceu.
Dancei até me acabar.

Anônimo disse...

Caralho! Vocês foram ao show do B. Negão no Projeto Verão? Esse eu lembro que teve, mas por algum mo?tivo não pude ir. Mas não foi em 2001 não, lembro de ter comprado o cd dele que vinha na revista Outracoisa do Lobão, acho que em 2004. Mas o projeto Verão deste ano foi o melhor.


Realmente esse foi o último show dele por aí, tia.

Barba!
Barba!

Unknown disse...

Acho que foi após sair o cd na revista de Lobão mesmo, e eu não fui também.

Se ele vier fazer show aqui, eu dou um beijo em Coelho.

Gomorra disse...

Errei por 3 anos, então...

E eu estive lá...

E sim, foi massa!
Dancei até me acabar!


WPC>

Debs Cruz disse...

Foram sete, ou oito dias de show.
Teve até um dia choveu muito, e cancelaram o show.
Teve show de Racionais MC's tb, e que tb foi perfeito.
E foi a primeira vez que fui assaltada...
aff...
Wesley e Coelho me encheram de lembranças...

Cheiro nos quatro!
,,
*

Coelho Santana disse...

Poxa tia, engraçado, nunca pensei que vc gostasse desses sons.
Quando voltar quero umas indicações.
Coelho
FLWS

Pseudokane3 disse...

Sorte que eu não fui no dia dos Racionais MCs (risos)

Tive muita vontade, era uma quinta, dia 29 de janeiro, mas fiquei sem dormir por causa do concerto do dia anterior, antológico, de Los Hermanos, quando fui direto para o trabalho... Sem dormir. Ótimas lembranças, de fato!

Ai, saudades!

WPC>

Pseudokane3 disse...

O dia que choveu foi na sexta, 30 de janeiro, dia do Heavy Metal...

No dia seguinte ao do BNEgão (que foi sábado), os recém-ingressos na UFS se esfoliaram no dia do 'reggae' - e eu tomei banho nu!

WPC>

Anônimo disse...

Putz, quanta lembreça desse povo que amo. Não consigo lembrar muita coisa, não. Lembro do show dos Los Hermanos, esse eu fui. E no dia dos Racionais MC's, meu tio comentou que o circular cidade(ou era bugio ataláia?) estava cheio de maluco.

Teve IRA! e eu não fui, até hoje é um dos meus maiores arrependimentos.

Cheiro nos quatro tb.

Rafael Barba.

Unknown disse...

Esses pré-julgamentos... Tadinha de Debora! Falaram a mesma coisa pra ela quando souberam que ela gosta dos filmes de Almodovar.

Cheiro em nós 5.

Coelho Santana disse...

Olha, por uma lado acho isso muito válido, pois essas descobertas me impunsiona a conhecer e entender as pessoas.
Além do que, isso me mostra o quanto as pessoas são dferente, aprendizado fundamental para mim que ainda vive de esteriótipos.
Cada vez mais vejo que me permitir é "a basa, a chave pra seguir bem na viagem..."
Coelho
FLWS