terça-feira, 7 de julho de 2009

GENTE OUVE IRA!

Hoje ouvindo IRA! lembrei de Rafael Barba e de sua opinião sobre a banda, ele considera uma das melhores bandas dos anos 80 e admira o jeito Rock'n'Roll do Vocalista Nasi. Realmente, o que seria das músicas de Edgard Scandurra sem a expressiva interpretação do Volverine brasileiro? IRA! foi mesmo um diferencial na década em que surgiu, enquanto as outras bandas pareciam estar curtindo coisas como The Clash, The Smiths, The Police ou The B-52's, os caras ainda curtiam um The Who, um Hendrix e Led Zeppelin (ah o Barão Vermelho e Os Cascaveletes dos jovens Flávio Basso e Frank Jorge também estavam numa de retrô curtindo Stones).

Como eu dizia, lembrei de Barba, não só da sua opinião sobre a banda, mas de como nos conhecemos em 2005 e a amizade que formamos. Foi uma das poucas pessoas da minha turma de História na UFS que me tornei amigo. Lembro que, mesmo passando um mês nos encontrando na Universidade e trocando poucas palavras, começamos a conversar bastante depois de nos batermos no Forró Caju no dia em que teve Cordel do Fogo Encantado e Naurea (no dia seguinte eu já lhe falava mal desta última banda citada). Então, nosso papo começou falando de bandas: Cordel, Belle & Sebastian, The Beatles, Los Hermanos e outras.
Veio a greve em outubro de 2005 e rolou uma vagabundagem só, fomos em alguns shows como o de Los Hermanos, Cachorro Grande, Gram e Barba era o maior frequentador das primeiras apresentações d'Os leprechauns. De lá pra cá foi muito papo, muitas reflexões, influências, o nível de amizade permitia discussões provocadoras sem que houvesse desavenças, essas coisas. Hoje um amigo fã do IRA! caiu no mundo e lembranças ficam em minha cabeça.

Semana passada reencontrei um amigo dos velhos tempos. Helber foi guitarrista da primeira formação d'Os leprechauns e gosta muito de IRA!. Deixou a banda por ter que ir trabalhar em outras cidades do Brasil, deixou lembranças e 3 anos depois está de volta.

Gente ouve IRA!, gente vai, gente volta e temos o termo "saudade".

"Quando seus amigos te surpreendem
Deixando a vida de repente
E não se quer acreditar..." (Vida Passageira)


Leno de Andrade

2 comentários:

Pseudokane3 disse...

Linda declaração surgida através do poder da música, tio...

Acontcee comigo também, como bem sabes...

Coneci Ira! tardiamente, através do "Acústico" deles, mas... Que descoberta!

"Dias de Luta" é uma obra-prima!

E foi bonito te ver interagir com o Leprechaun de outrora...

WPC>

Anônimo disse...

vou acabar voltando.

Barba.