quinta-feira, 30 de julho de 2009

ENTRE OUTRAS COISAS, ESTA FOTO NÃO VAI PARA O ORKUT!

Dentre todos os cursos existentes na UFS, Medicina e Direito são os que costumam me dar mais trabalho no local em que exercito funções burocráticas remuneradas. Por que eles me dão trabalho? Porque uma parte considerável dos alunos deste curso os fazem por causa de obrigações paternas. Se formos analisar as origens dos estudantes de Direito e Medicina, não seria nenhuma surpresa constatar que pelo menos 75% deles advêm de famílias em que estas profissões são recorrentes. Conclusão: são cursos em que os valores burgueses são basilares, inclusive nas pequenas atitudes, como o esnobismo ou a prepotência. Pós-conclusão: o controle sobre o corpo e sobre as leis fomentam a durabilidade da exploração do homem pelo homem, conforme já havia descoberto Michel Foucault. Pós-pós-conclusão: não me venham falar sobre tratamentos médicos ou processos judiciais em meu favor ou contra mim. Detesto-os, ignoro-os, rejeitos por ideal político!

Por pura coincidência negativa, na noite de ontem, na sessão de cinema em que estava, interrompem o filme antes do final, antes dos créditos. A dezena de pessoas que ainda se encontrava na sala foi reclamar com a gerência do cinema, que mentiu descaradamente, alegando que o filme terminava de forma abrupta. Mentira! Eles inventaram tal pretexto porque o filme que estávamos vendo era “de arte” e estava espremido entre dois filmes “de público”, taxonomias estas que, obviamente, não são dignas de crédito. Enquanto todos esbravejavam com o gerente, eu me afastava do tumulto, aguardando o momento de ver os minutos finais do filme que estava vendo. Abaixo a legitimação nociva dos valores coercitivos burgueses disfarçados de direitos e deveres burocráticos!

(reflexão em andamento)

Wesley PC>

Nenhum comentário: