terça-feira, 28 de julho de 2009

É TRISTE DESCASCAR UMA MAÇÃ SOZINHO?


E se a maçã descascada for o produto de um mero gesto paliativo para driblar a solidão? E se acostumamos a ver todos os dias a nosso lado não estiver mais ali? E se a pessoa que descascou a maçã não gostar de comer esta fruta? E se tudo isso for reflexo pensamental de mais um belo filme do Yasujiro Ozu?

Pois bem, acabo de ver “Pai e Filha” (1949), mais um singelo filme deste cineasta japonês especializado em ternas relações familiares e simplesmente não sei dizer como classificar a tristeza ou felicidade que emana do filme. Se, por um lado, os personagens conversam sobre os trabalhos forçados que tiveram que realizar durante os anos da II Guerra Mundial e reclamam da sujeira de alguém com um sorriso largo nos lábios, por outros, eles choram piamente durante um espetáculo de teatro Nô, pois temem que a necessidade matrimonial vá de encontro ao respeito devido ao progenitor viúvo. Além disso, o diretor não tem medo de denunciar a corrupção cultural do país em que vive e engrandece, denunciado os cartazes monstruosos de Coca-Cola que se interpõem diante de um singelo passeio de bicicleta. Será que eu ainda sei pedalar? Procurei uma maçã para descascar aqui em casa também, mas não encontrei. Amo maçãs!

Wesley PC>

4 comentários:

Gomorra disse...

A abertura do texto parece chamada de filme.
Lembro que tem um filme que um cara(acho que era o Bruce Willis) come uma maçã cortando com uma faca, coisa que nunca havia feito, mas achei tão massa que sempre que dá pra fazer não dá outra
Mais um pra lista em?

Gomorra disse...

Ô meu amado irmãozinho cósmico, que bom é ver vc diser que não está mergulahndo nas armadilhas da tristeza, agora até que gostaria de estar ai para compartilhar o que quer que seja que esja sentido.

Anônimo disse...

Esse parece ser muito denso pra mim. Deixa pros pimbas(rsrs)


RB

Gomorra disse...

Até pros pimbas é delicado! (risos)

Fiquei receoso em apresentar o reflexivíssimo Ozu ao meu amado Maurício. Quase deixei um filme no computador dele, mas exitei - Mas que é fabuloso e "pimba, ah, isto é!

WPC>