terça-feira, 28 de julho de 2009

APRESSADO COME O QUE QUISER COMER! (Viva a liberdade)


A muito vinha pensando da queda dos Portões da Gomorra. As bombásticas novidades, as repentinas mudanças me fizeram crer que estaríamos entrando na última Era das estruturas gomorrianas, ciente, no entanto, da continuidade das belas amizades que lá se fizeram.

Mas, como diria Jorge Ben “... Deus é justo e verdadeiro..." e antes que acabasse as férias recebo um animante boletim da entrada de um novo personagem para os Anais da Gomorra. Como que para completar a alegria, Ferreirinha nos avisa que o novo morador chamasse Chuk.

Por um lado, a esperança da continuidade e reestruturação da saudosa comunidade me deixou muito animado, mas, mais ainda, o fato de ter estudado com o novo morador na 7º série.

Já havia dito que não queria está exercitando meu presente no passado, porém ante aos fatos, vejo que é preciso mais um pouco de recordação.

Com uma vivência de 6 escolas, o Coesi se mostrou como a coisa mais diferente até aquele momento. Antes dela todas as instituições que passei tinham por referência o baixo custo, e junto a isso um tanto de coisas atrelada, mas desta vez estava entrando não apenas em um colégio caro, mas estruturalmente diferente.

Já no primeiro dia, me sentei na última cadeira do lado direito, Porém, antes mesmo de chegar na sala, já estava muito surpreso com os vidros nas portas em forma de escotilha, o enorme quadro branco ao lado da porta que se estendia desta até a outra extremidade da parede, as cadeiras brancas e espaçosas, muito diferente das que eu estava acostumado entre outras coisas. Imagine então neste ambiente um garoto magro, com o cabelo penteado de lado, a camisa dentro da calça e com um cara de menino da roça.

Lembro que cheguei e reparei que no teto havia um enorme aparelho e que não identificava sua função. Fiquei olhando, olhando e só depois vi que era um ar condicionado.

Desses dia em diante minha figura passou a ser relacionada com o brincalhão, o perturbador, mas também o abestalhado, o inocente e o alvo de muitos sarros.

João Paulo, muito tempo depois, chegou a comentar comigo que nessa época não ia com a minha cara e me achava muito matuto, o que não minto, pois ingressar em uma turma onde se conhecia bandas de rock internacionais, muitos possuíam computador em casa a muito tempo, e no contra ponto disso nem sabia ao menos usar a internet.

Na sala, como em toda escola, havia o grupo dos perturbadores. Apesar de, de certa forma, fazer parte dessa galera, eu era o alvo de muita chacota por parte dessa galera. Do grupo lembro de Chaca, que ainda quando encontro vejo que não mudou muita coisa, The Troope, o retardatário da turma, Felipe, um jovem mimado muito desleixado e inteligente, e Chuk

Chuk faltava aula pacas e quando ia só fazia dormir, mas ainda assim suas notas eram muito boas, o que se tornava comentário de muito dos professores e da coordenação. Me recordo também que Chuk tinha uma relação muito complicada com sua mãe e umas das histórias que ouvia era que certa vez Felipe havia ligado para sua casa e a mãe de Chuk ficou gritando:

- Paulinho (acho que era assim que a mão dele o chamava) está me batendo! – e pelo que entendi tudo isso por causa de uma toalha.

Aí, no outro dia todos ficaram comentando:

- Porra Chuk bate na mãe!

Ele ficava puto.

Havia ainda muitas histórias dessa relação conturbada, principalmente sobre os sumiços do filho mas não me recordo.

Outra parada que não tinha como esquecer era a utilização da minha pessoa para alvo de enormes e dolorosas bolas de papel. Era foda!

Porém em anos posteriores, quando o encontrava na rua percebia que havia mudado muito. Espero então que possa reencontrá-lo nas dependências da Gomorra para lembrar-mos desse que, por incrível que pareça, foi um belo e saudoso ano de grandes novidades para muitos da turma da 7ªB.

7 comentários:

Gomorra disse...

Agora sou eu quem me espanto: haja lembranças!

Se eu começar a fazer isso também, tadinho de quem ler (risos)!

Bom golpe do destino este!

WPC>

Gomorra disse...

E quem não está apressado, come o que quiser comer também, ora bolas!

WPC>

Pseudokane3 disse...

Observação 3: esta imagem da coitada da mulher de Lot virando estátua de sal é um verdadeiro ícone gomorrense (risos)

Eu olharia para trás também...

WPC>

Gomorra disse...

Com certeza te acompanharia
Quanto a o título...
Bem fiquemos por aqui

Anônimo disse...

Também fiquei espantado, não sabia que Coelho tinha tanta coisa pra contar.E Se lhe serve como consolo Coelho, acho que todo mundo sofreu na escola.


E o novo morador já vai chegar com parte do passado revelado. Como diz o pessoal do Paraná: Olha só!

Rafael Barba.

Fábio Barros disse...

Eu conheço o Felipe também, Coelho.
O "gringo" né? Conheço.

. disse...

Amo chuck :)