quinta-feira, 4 de junho de 2009

POR FIM, O VERDE!


“Começou-se por separar o homem da natureza, e por fazer com que ele constituísse um reino soberano; acreditou-se assim encobrir seu caráter irrecusável, a saber, que ele é, primeiro, um ser vivo. E, permanecendo-se cego para esta propriedade comum, deu-se total liberdade a todos os abusos. Nunca melhor que ao termo dos quatro últimos séculos de sua história, o homem ocidental pôde compreender senão arrogando-se o direito de separar radicalmente a humanidade da animalidade. Concedendo a tudo o que retirava da outra, ele abria um ciclo maldito, cuja própria fronteira, constantemente recuada, serviria para desviar os homens dos outros homens, e para reivindicar, em proveito de minorias sempre mais restritas, o privilégio de um humanismo, corrompido logo ao nascer, por ter buscado no amor-próprio seu princípio e sua noção”

(Claude Lévi-Strauss – “Antropologia Estrutural Dois” – Capítulo II: “Jean-Jacques Rosseau, Fundador das Ciências do Homem”)

Na foto, um instante em Malhador, para onde eu e meus amigos de Gomorra seremos reconduzidos em breve, para mais um intenso e proveitoso contato com a Natureza...

Wesley PC>

Nenhum comentário: