sexta-feira, 26 de junho de 2009

OUTRO VIDEOCLIPE QUE RESOLVE (OU AGRAVA?) PROBLEMAS...


Ao contrário do que sempre desejaram Cameron Crowe, Ken Russell, Sofia Coppola e o movimento ‘gay’ convencional, nunca fui fã de Elton John. Por mais que canções como “Nikita”, “Sacrifice” ou “Your Song”, quando ouvidas com a devida atenção, pudessem me levar ao choro de alívio, foi somente ao me transportar para o videoclipe de “I Want Love”, contida no álbum “Songs from the West Coast” (2001), que eu pude levantar a voz e defender a dignidade e a sinceridade deste espalhafatoso artista. Não somente a letra da canção é linda, mas o videoclipe de Sam Taylor-Wood eleva-a ao píncaro da dramaticidade.

Do que se trata o videoclipe? Um plano-seqüência integral em que o ator Robertr Downey Jr., maculado na vida real por diversas prisões em virtude de problemas com drogas e prostituição, olha fixamente para a câmera, enquanto um sotaque inglês quase didático pronuncia os versos da canção. Ele chora, ele se contorce, ele esperneia, ele ama (visivelmente) e pede ainda mais amor. Não estaria ele contente com todo aquele sofrimento? Fui em busca das demais canções do artista e me decepcionei, mas esta canção – e, principalmente, este videoclipe – entraram para o panteão das obras-primas sentimentais da minha vida!

“I want love, but it's impossible
A man like me, so irresponsible
A man like me is dead in places
Other men feel liberated

I can't love, shot full of holes
Don't feel nothing, I just feel cold
Don't feel nothing, just old scars
Toughening up around my heart

But I want love, just a different kind
I want love, won't break me down
Won't brick me up, won't fence me in
I want a love, that don't mean a thing
That's the love I want, I want love”


Homens como eu são mortos em alguns lugares.
Outros homens se sentem liberados!

Wesley PC>

Um comentário:

Pseudokane3 disse...

Apesar do didatismo anglofílico da canção, faço questão de incutir aqui mais uma de minhas famosas "traduções livres":

"Eu quero amarm mas é impossível/
Um homem como eu, tão irresponsável/
Homens como eu são mortos em alguns lugares/
Outros homens se sentem liberados.

Eu não consigo amar, cheio de buracos/
Não sinto nada, apenas me sinto frio/
Não sinto nada, apenas velhas cicatrizes endurecendo em volta de meu coração

Mas... Eu quero amar, de uma forma diferente/
De uma maneira que não me emparede, que não me cerceie/
Eu quero amar, mesmo que isso não signifique nada/
Este é o amor que eu quero"

Dá-lhe Elton John!
Não morra ainda!

WPC>