segunda-feira, 22 de junho de 2009

O EXEMPLO DE JUDAS ISCARIOTES


Naquela que se convencionou chamar de “a última ceia”, Jesus Cristo, auto-alegado “filho de Deus” convocou seus doze discípulos, deu-lhes de comer e beber e disse, solenemente: “um de vós irá me trair”. Ao invés de estranharem este atestado de desconfiança frente à sentida fidelidade de cada um deles, os discípulos contentaram-se em perguntar: “serei eu, Senhor?”. Um estratagema banal revelará que a desconfiança de Jesus pairava sobre Judas Iscariotes, que se retira da mesa e vai em busca de um modo de trair seu mentor. Repito: depois daquela declaração, ele trai voluntariamente Jesus, que praticamente obrigou que ele o fizesse (mais detalhes no Evangelho de São Mateus). Traiu-o com um beijo, que possibilitou que os inimigos da Igreja identificassem sua vítima. Depois disso, Jesus Cristo foi crucificado e ressuscitou ao terceiro dia, sendo louvado até hoje como o Salvador da Humanidade, “o redentor de nossos pecados”. Judas Iscariotes até que lhe fez um favor. E o que ganhou em troca? Enforcou-se, remoendo-se de culpa e é queimado ano após ano, simbolicamente, nas comemorações simbólicas do Sábado de Aleluia. “É um mundo injusto”, poderia eu recorrer novamente a este chavão, mas tentarei ficar calado, mudar de assunto. Bem que eu soube que o auto-enforcamento metafórico de ontem e que ouvir “Criminal” (canção canônica da violentada Fiona Apple) na manhã de hoje daria nisso. Minha culpa, meu Deus, minha culpa!

“O que eu preciso é de uma boa defesa
Porque estou me sentindo como um criminoso
E eu preciso me redimir
Com aquele contra quem eu pequei
Porque ele é tudo o que conheci de amor

Que o céu me ajude por causa do que sou.
Salve-me dessas más tentações antes que eu as cometa.
Eu sei que o amanhã me trará as conseqüências,
Mas eu continuo vivendo esse dia como se o próximo nunca fosse chegar.

Oh, me ajude, mas não me fale para negar isso!
Eu tenho que me limpar de todas essas mentiras até que eu seja bom o suficiente para ele.
Eu tenho muito a perder e estou apostando alto
Então estou implorando a você:
Antes que acabe só me diga por onde começar”


Desculpe-me, perdoe-me, mostre-me que sou capaz de redenção!

Wesley PC>

Nenhum comentário: