domingo, 21 de junho de 2009

Menino pense numa doidisse


Essa com certeza seria o comentario de meu pai se eu pedisse pra ele ouvir Anton Webern(1883-1945). E ele estaria certo, é uma doidisse mesmo, doidisse das melhores: e das que incomodam, das que cutucam seu ouvido, das que deixam a pessoa confusa. Sua música é dura como pedra preciosa, tem uma forma fascinante e ipnotiza quem sabe dar valor, mas pode machucar(na carne e não no sentimento).
Falando(ou escrevendo?) historicamente o Webern fez parte da chamada segunda escola de Viena junto com o Schoenberg e o Alban Berg. Foram eles que primeiro configuraram o dodecafonismo, técnica de composição que propunha o uso de todos os 12 sons da escala sem repetição nas composições e que vai basear uma grande quantidade de obras, e que sera considerada a técnica central da vanguada músical do século XX, despertando o amor e o ódio de muitos compositores(eu ousaria dizer que a historia do dodecafonismo, sua expanção e as discussões que foram motivados por ele tem muitos pontos semelhantes com a historia do comunismo). O Webern é considerado o mais rígido compositor dodecafonista, mais até que o Schoenberg que era o criador dessa técnica, o que lhe valeu o título de compositor cerebral( a foto que eu coloco é pra contrapor esse rótulo, é a mais meiga que eu achei). Sua música foi inspiradora de um movimento chamado serialismo, que é uma radicalização do dodecafonismo e que inspirou uma grande parte da Vanguarda musical da segunda metade do século XX.
Um dia eu corrigi uma informação em um post do Weslinho e prometi postar um dia música dodecafonica: pois aí esta Weslinho, depois de muito tempo, um link com toda a obra do Webern, agradecendo de novo ao blog PQP Bach que disponibiliza essas raridades: http://pqpbach.opensadorselvagem.org/category/webern/
Como você vão perceber sua obra é minúscula, mais um sinal do quanto ele é um compositor diferenciado. Os comentarios do pessoal do blog do PQP vão esclarecer muita coisa pra quem ficar curioso quanto a obra do Webern.
Não imagino como sera a impressão de vocês, mas da minha parte eu necessitava apresentar esse compositor.
Um abração a todos e tudo de bom sempre.
Fagote da Batalha Lopes

2 comentários:

Pseudokane3 disse...

De fato, bem meiga...

e eu vou acumulando as referências...

Falta ouvir agora, né?

WPC>

Pseudokane3 disse...

Preciso me (des)endoidar ouvindo isso, URGENTEMENTE!

E, mesmo eu não podendo dar a atenção que tu merecias naquele momento, Henriquinho querido, obrigado por ter me ligado, mostrado, procurado...

WPC>