domingo, 14 de junho de 2009

“LEAVE THE MESSAGE OR LEAVE ME ALONE”!


Assim se inicia “Lonely, Cryin’ Only”, faixa 04 do álbum “Semi-Detached” (1998), de minha banda norte-irlandesa favorita, o Therapy?.

“What if the sky falls?
And shoves me into the ground
Would you pray for me?
Or would you pull me out?
Yeah, I know your no angel
But I'm stuck right now
Don't walk away
Preyendin' you don't know how”


Continuando a letra, o eu-lírico compara-se a um garotinho gordo e suicida, que se não tivesse amigos a quem recorrer, chafurdaria na solidão irreversível, cujo único consolo proto-remediável é precisamente a morte auto-infligida. As canções parecem felizes, mas a capa do álbum não deixa dúvida de que elas são tristonhas... E o melhor: o ritmo de cada uma das 12 faixas é muito diferente em relação ás outras. Senão, vejamos: a faixa de abertura, “Church of Noise” é a que mais se assemelha a uma canção ‘pop’, com um refrão grudento e algumas referências (lisérgicas) que carecem de um arcabouço deveras específico para serem adequadamente compreendidas. A faixa 02, “Tightrope Walker” parece uma daquelas baladinhas ‘rockers’ sessentistas e a faixa 06, “Stay Happy”, uma de minhas favoritas, joga na cara do público:

“Tu és engraçado, mas não feliz.
Pretensioso e auto-protegido.
Por favor, salve-se dos miseráveis
Por favor, salve-me dos miseráveis!”


As demais canções seguem com títulos como “Born Too Soon”, “Straight Life” e “Don’t Expect Roses”, até desbocar em duas ótimas faixas: a penúltima, “Tramline”, ultra-eletrônica, com vocal borrado, em que o vocalista Andy Cairns protesta contra o ‘rock star bullshit’, e a última, “The Boy’s Asleep”, tão lenta, crescente, progressivamente instrumental e cativante quanto qualquer faixa do Mogwai ou The Jesus and Mary Chain. Gosto muito deste disco, foi um dos primeiros que adquiri quando entrei para universidade e, ao ouvir hoje, senti-me particularmente ainda mais feliz por ter vivido a excelente madrugada que vivi, ao lado de meus amigos...

“Thanks for coming
Mind your step on the way home
The roads are busy
So pick the ones you know”…


Wesley PC>

Nenhum comentário: