quinta-feira, 28 de maio de 2009

Mussorgsky


Tem alguns compositores que eu tenho certeza que eu vou gostar mesmo antes de escutar. Eu acho que não acontece só comigo pois ontem Madruga me mostrou um MP3 com muita coisa que ele nunca tinha escutado, e tinha escolhido graças aos textos que tinha lido sobre estas bandas, sendo que a informação mais destacada por Madruga era a influencia de cada banda. E na maioria delas ele acertou na sua previsão, a não ser por uma que se dizia influenciada por Luiz Ginzaga e por Nação Zumbi mas que lembrava muito mais essas bandas de xote universitário.
Pois essa impressão de ter encontrado um som "do meu tipo" eu senti quando li a história pessoal do compositor russo Modest Mussorgsky(1839-1881). Tudo nele indicava que a sua música era de qualidade. Uma das informações constates em todas suas biografias era o fato de ser um cachaceiro. Eu fico até hoje imaginando a quantidade que alguém tem que tomar na Rússia pra se destacar e ganhar o título de cachaceiro. Só por isso eu me interessaria pela música desse ser. Mas o fato de sua obra se ultilizar da riqueza da música russa, sendo o mais independente (sempre foi auto-didata) e talentoso de todo um movimento que é um dos mais interessantes da história da música, que foi o nacionalismo russo do século XIX, também contriem para a sua boa imagem.
Deixo aqui o link do site PQP Bach (que não é filho da Ana Madalena Bach, sim de um prostituta alemã, como o seu nome denuncia) de um bom disco, que tem entre outras, uma obra que esta no filme Fantasia da Disney: Uma Noite no Monte Calvo. Maravilhosa composição que esta em uma versão diferente do filme, mas que mantem o clima sombrio(a versão do filme é do maestro russo Stokowsky e esta do maestro italiano Claudio Abado).
Ta aqui o link: http://pqpbach.opensadorselvagem.org/modest-petrovich-mussorgsky-1839-1881-st-johns-night-on-the-bare-mountain-khovanshchina-scherzo-in-b-flat-major-intermezzo-symphonique-in-modo-classico-festive-march-from-mlada/
Espero que gostem
Um abração pra todo e até a próxima!!!!!!!!!!
Ass: Fagote da Batalha Lopes

Um comentário:

Pseudokane3 disse...

Ah, quer dizer que este é o compositor que eu não conhecia em FANTASIA? (hehehehe) Os meninos da platéia todos falando que amavam o tom sombrio das músicas do Mussorgsky e eu lá, "quem?". Obrigado por me corrigir esta pendência (risos) - Da próxima vez que eu assitir a esta preciosidade da Disney, lembrarei não só de ti, mas também de como realmente deve ter sido difícil ser considerado cachaceiro na terra da Vodka (heheheh)

WPC>