segunda-feira, 25 de maio de 2009

A BELEZA DESVIANTE DOS ADOLESCENTES IRANIANOS (OU DE QUANDO NOSSA ATENÇÃO É DESINTENCIONADA)


Olhando para esta foto singela, quem imaginaria que, minutos antes e depois, crianças, animais e pessoas de todas as raças e idades seriam violentamente maltratadas pelo tempo, pela guerra, pelo descaso político e pelo sadismo de um cineasta iraniano? Pois eles são e o nome do filme é “Tempo de Embebedar Cavalos” (2000, de Bahman Ghobadi), visto no cinema há alguns anos. Na trama, um garoto de menos de 14 anos é obrigado a passar horas árduas carregando mercadorias contrabandeadas pelas montanhas geladas do Curdistão a fim de conseguir provisões alimentícias para sua irmã órfã e para um irmão que sofre de uma gravíssima doença mental. É sofrimento por cima de sofrimento e o título do filme anuncia que não somente as crianças protagonistas serão vilipendiadas diante de nossos olhos... Ainda assim, um filme maravilhoso!

Lembrei deste filme hoje porque vi o filme posterior do cineasta Bahman Ghobadi, “Tartarugas Podem Voar” (2004), tematicamente inferior, mas recorrentemente pungente e particularmente perturbador por inúmeros detalhes, entre eles o tortuoso fato de que os adolescentes mutilados que protagonizam o filme são muito bonitos fisicamente e desviavam nossa atenção espectatorial para situações que em nada apaziguariam as almas atormentadas daqueles personagens reais, tão acostumados e maltratados por bombas, estupros e tentativas frustradas de suicídios potencialmente redentores. Perturbador!

E, por mera casualidade, acabo de descobrir, neste exato minuto, que o filme mais recente do diretor, “Ninguém Sabe Sobre Gatos Persas” (2009), ganhou o prêmio ‘Um Certain Regard’ no Festival de Cannes. Estou, desde já, ansioso para ver este novo e dolente filme sobre músicos obrigados a ensaiarem clandestinamente no Irã...

Wesley PC>

Nenhum comentário: