quarta-feira, 13 de maio de 2009

AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA!


“Ria e o mundo rirá consigo. Chore e estarás sozinho”

Já admiti várias vezes neste ‘blog’ que não sou necessariamente um fã do Park Chan-Wook. Porém, ao rever “Oldboy” (2003) num dia desses, com intenções muito definidas em relação ao meu acompanhante da sessão, prestei atenção em especificidades tramáticas que, da outra vez em que vi o filme, me passaram batidas em virtude de minha discordância moral em relação a ele. Explico de outra forma: por mais que eu rejeite veementemente as práticas de vingança, sei que elas “vêem a cavalo” em situações definidas, dado que tudo o que fazemos, de uma forma ou de outra, volta-se contra nós ou a nosso favor – no caso dos seguidores da doutrina ‘wicca’, triplicado. Tendo em vista, portanto, tal certeza recém-adquirida, já estou a esperar o martelo que lacerará a minha cabeça, porém só espero que o mesmo me atinja pelos motivos certos. Não fugirei das conseqüências de meus atos (e escritos). Estou esperando...

Quanto ao filme: ele tentou! Vale-me de consolo... Mas não sei se me convence o discurso de agradecimento do diretor no Fetsival de Cannes, quando agradeceu aos moluscos que foram sacrificados na cena do restaurante, em que o casal protagonista se encontra. Preferia que o sacrifício elogiado fosse voluntário – e não tenho certeza se aquelas lulas queriam morrer daquele jeito... Na boca de outrem... Numa sessão de sadomasoquismo midiático alheio!

Wesley PC>

Nenhum comentário: