quarta-feira, 27 de maio de 2009

Anne Sexton


Anne Sexton ( 1928-1974), tal como Robert Lowell ou Sylvia Plath, integrou o grupo dos poetas chamados «confessionais». A poeta, que aos 46 anos se suicidou, oferece ao leitor na sua poesia a visão íntima da angústia, que parece ter caracterizado toda a sua vida de exuberância: de modelo a prémio Pulitzer, em 1967, pelo livro Live or Die. O poema que publicamos no original, e agora na tradução possível, não sendo uma experiência directa que tenha vivido, está na linha do seu inconformismo, daí não ser totalmente estranho o poema After Auschwitz, que enfileira com a observação histórica de Theodor Adorno, que afirmou ser impossível haver poesia depois de Auschwitz.



Anne Rodrigues

2 comentários:

Pseudokane3 disse...

Obrigado pela apresentação da poetisa, mas... Puxa, Anne, o texto é visivelmente redigido em português de Portugal (risos). Cadê as aspas de citação alheia?

Não a conhecia... Li o poema que publicaste posteriormente... Estou revendo meus conceitos sobre angústia e lamentação. De cara, não fui de todo fã dela não... Mas lerei, buscarei... e, se chegar aos 46 anos, espero sobreviver... e esperar!

WPC>

Annita! disse...

Copiei do blog de um caderno de poesia...va...ela e mtu boa.acredite!
tenho outras poetisas pra te apresentar...