sexta-feira, 17 de abril de 2009

PERGUNTAS QUE PEDRO ALMODÓVAR ME AJUDA A RESPONDER...


De repente, um moço se vira para mim e pergunta: “Wesley, quando tu envias mensagens para Marcos, tu costumas dizer que o amas ou que vais matá-lo?”. Eu respondi, brincando, mas torcendo para que isto não fosse verdade: “eu costumo dizer que vou matá-lo porque o amo!”. Sorri. Dolorosa verdade!

Futucando os pertences de meu interrogador, deparei-me com um DVD do filme “A Lei do Desejo” (1987, de Pedro Almodóvar), a melhor resposta que eu poderia dar, se pensasse um pouquinho mais, ao que ele tinha me perguntado, a obra-prima de seu diretor, um dos filmes que mais me obsedaram no que diz respeito à similaridade comportamental: sim, era aquilo que eu faria!

Que aspecto tramático do filme eu poderia destacar aqui? A recusa inicial de Antonio (Antonio Banderas) em assumir suas tendências homossexuais, o que o ajudaria prontamente a lidar com sua obsessão sem precedentes pelo cineasta Pablo Quintero (Eusebio Poncela)? A recusa deste último em abdicar de sua vida de excessos em prol de um tipo de amor em que ditar para seu amado quais cartas deseja receber é vista como uma atitude normal? A crescente propensão da garotinha Ada (Manuela Velasco) a solicitar pedidos de ressurreição humana a suas santas católicas favoritas? O desespero privado de Tina (Carmen Maura), quando descobre que as desventuras envolvendo o seu transexualismo lésbico e o abandono incestuoso de seu pai seriam transformados em roteiro no filme mais recente de seu irmão? Todas as respostas ao mesmo tempo? Digamos que a imagem e meus instintos hodiernos falem por mim...

Wesley PC>

Nenhum comentário: